A INTEGRAÇÃO DA BATERIA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA BLINDADA COM O CENTRO DE OPERAÇÕES ANTIAÉREAS

  • Maj Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha
Palavras-chave: Brigada Blindada, Defesa Antiaérea. Bateria de Artilharia Blindada, Integração. Centro de Operações Antiaéreas, GEPARD 1 A2

Resumo

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada são Grandes Unidades do Exército Brasileiro de extrema relevância. Dotados de elevada mobilidade tática, não possuíam um sistema operacional integrado de Defesa Antiaérea. A aquisição por parte do Brasil de 37 (trinta e sete) Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea (VBC AAe) GEPARD 1 A2 junto ao Exército Alemão alterou esta realidade, ampliando o Poder de Combate dessas Grandes Unidades. A chegada do novo material na 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe Ap), na 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (11ª Bia AAAe Ap) e na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), suscitou a necessidade de realizar um estudo para viabilizar a integração de forma eficiente das Baterias Blindadas aos seus Centros de Operações Antiaéreas (COAAe). Para tanto, o autor discorre sobre a Estrutura da Artilharia Antiaérea Alemã, a integração dos Centros de Operações Antiaéreas com o Sistema de Armas Alemão, a Estrutura da Bateria Antiaérea Blindada Brasileira e, o mais relevante, a integração do Centro de Operações Antiaéreas com o sistema de Armas Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maj Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha

Oficial de Artilharia do Exército Brasileiro, Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras em 2001; Pós-Graduado em Artilharia Antiaérea pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea em 2005; Pós-Graduado em Manutenção de Material Bélico pela Escola de Material Bélico em 2007; Pós-Graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010. Possui o Curso de Operação do Sistema Gepard 1 A2 na Alemanha em 2013 e o Curso de Operação e Criação de Material Didático Tático do Simulador do Sistema GEPARD 1 A2 na Alemanha.

Referências

ALEMANHA. Informat. zur Heeresflugabwehrtruppe. 2007.

ALEMANHA. Instruções na Heeresflugabwehrschule. The German Army Air Defense C²I and Weapons Control System. 2010.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Defesa Antiaérea. EB70-MC-10.231. 1. ed. Brasília, DF: Estado-Maior do Exército, 2017.

______. ______. ______. ______. Defesa Antiaérea nas Operações. EB70-MC-10.235. 1. ed. Brasília, DF: Estado-Maior do Exército, 2017.

HARRIS CORPORATION. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2013.
Publicado
2020-02-20
Como Citar
Cunha, M. E. R. de F. (2020). A INTEGRAÇÃO DA BATERIA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA BLINDADA COM O CENTRO DE OPERAÇÕES ANTIAÉREAS. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 81-92. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3484