HADOOP: uma necessidade para analistas

  • ELIEZER DE SOUZA BATISTA JUNIOR Hospital das Forças Armadas
  • RÔBER YAMASHITA Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
Palavras-chave: Big Data, Dados, Decisão, Ferramentas, Hadoop

Resumo

 

Big Data é um termo que está em voga atualmente. A necessidade de realizar pesquisas em uma grande quantidade de dados, de diferentes formatos, resultando em produtos rápidos, assertivos e com grau de valor que os adversários não possuem é alta em um ambiente de competição. Para tanto, analistas necessitam de ferramentas que provém esses requisitos para que seus chefes possam, de melhor forma, realizar o processo da tomada de decisão. O Hadoop é uma dessas ferramentas e o seu uso será discutido com o principal objetivo desse artigo. Outros objetivos específicos são caracterizar Big Data e Hadoop e mostrar os desafios de implementação da funcionalidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIEZER DE SOUZA BATISTA JUNIOR, Hospital das Forças Armadas

Eliezer de Souza Batista Junior é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Sistemas de Informações (FIP/RO). É pós-graduado de forma latu sensu em Guerra Eletrônica, Cibernética e Análise de Malware; e de forma strictu sensu em Sistema Tático de Enlace de Dados. Atualmente, está realizando pós graduação em Big Data e Análise de dados na faculdade Estácio de Sá e exerce a função chefe da Subdivisão de Gestão de TI do Hospital das Forças Armadas, em Brasília-DF.

 

RÔBER YAMASHITA, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Rôber Yamashita é bacharel em Ciências Militares (Comunicações) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). É pós-graduado em Criptografia e Segurança de Redes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e doutorando pela Asia e University (Malásia). Atualmente, é aluno do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

 

HADOOP: uma necessidade para analistas
Publicado
2019-12-05
Seção
Artigos