Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos Regulares da Escola de Comunicações

  • JOSÉ ERLAN NUNES MATIAS Escola de Comunicações
  • KARINNY PEREIRA MATIAS Universidade Federal de São Carlos - SP

Resumo

Este artigo visa analisar a bibliografia mais atual referente aos conceitos de metodologias ativas para serem aplicadas nos cursos regulares ofertados pela Escola de Comunicações como ferramentas pedagógicas utilizadas tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância (EaD). Essa temática é importante, pois o processo educativo é complexo e requer muita criatividade, estratégias e atualizações por parte do corpo docente, pois a Escola de Comunicações hoje tem como desafio ir além do ensino por objetivos, indo ao encontro do ensino por competência adotado no Exército Brasileiro. Desde 2017, a Escola oferece seus cursos na modalidade semipresencial, onde a primeira fase é oferecida a distância, fator delicado que requer cuidados quanto à preparação do ambiente virtual de aprendizagem e dos recursos pedagógicos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ ERLAN NUNES MATIAS, Escola de Comunicações

Atualmente o autor é monitor da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro. Graduado em Licenciatura em Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Pós-graduando em Educação e Tecnologias: Gestão em Educação a Distância – Universidade Federal de São Carlos – SP.

KARINNY PEREIRA MATIAS, Universidade Federal de São Carlos - SP

Karinny Pereira Matias é Bacharela em Comunicação Social – Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves–RS. Pós-graduanda em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância e Design Instrucional – Universidade Federal de São Carlos – SP.

 

Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos Regulares da Escola de Comunicações
Publicado
2019-12-05
Seção
Artigos