Comunicações Robóticas nas Brigadas de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas em Operações de Coordenação e Cooperação com Agências

  • IRAN VICTOR PINHEIRO MOURA Escola de Comunicações
  • DANIEL MOURA FÉLIX CARDOSO Escola de Comunicações
Palavras-chave: Comunicações Móveis, Estações Rádio Base Robóticas, Otimização de Cobertura

Resumo

 Estações Rádio Base (ERBs) imóveis utilizadas para redes sem fio em operações militares (geralmente montadas em torres metálicas, pontos geográficos altos ou no topo de prédios) limitam a cobertura fornecida à tropa a locais fixos e são insensíveis a mudanças como os militares são distribuídos espacialmente. Neste trabalho propomos um método de gestão de mobilidade para Estações Rádio Base Robóticas (ERBRs), as quais constituem o conjunto rádio e antena montado em veículos aéreos autônomos com Inteligência Artificial embarcada, os quais ajustarão dinamicamente suas posições de acordo com a movimentação dos usuários (demandas específicas da tropa), fornecendo assim uma melhor cobertura à rede. No cenário considerado fazemos uma análise entre os aspectos positivos e negativos da estrutura atual de comunicações das Brigadas de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas e da proposta de Comunicações Robóticas nestas grandes unidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IRAN VICTOR PINHEIRO MOURA, Escola de Comunicações

 Iran Victor Pinheiro Moura é Mestre em Ciências da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Atualmente, exerce a função de Instrutor na Escola de Comunicações.

DANIEL MOURA FÉLIX CARDOSO, Escola de Comunicações

 Daniel Moura Félix Cardoso é Pós-graduado em Guerra Cibernética pelo Centro de Instrução de Guerra Eletrônica. Atualmente, exerce a função de Instrutor na Escola de Comunicações.

Comunicações Robóticas nas Brigadas de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas em Operações de Coordenação e Cooperação com Agências
Publicado
2019-12-05
Seção
Artigos