Estratégias de gestão para implantação da educação inclusiva no CMRJ

  • Márcio Alexandre de Lima Braz
Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva, Colégio Militar, Administração

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias utilizadas, na esfera administrativa, para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Aborda, inicialmente, a trajetória da educação especial e inclusiva no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. Descreve, em seguida, como se desenvolveu o processo de educação inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil e, por fim, aponta as principais ações  administrativas voltadas ao público-alvo da educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa de campo, nessa Organização Militar, em que se buscou compreender de que forma têm sido empreendidos os esforços dos agentes em termos de planejamento e emprego dos recursos financeiros destinados à consecução do processo de inclusão. Na conclusão, ressalta-se a importância da acessibilidade para a superação de práticas excludentes e para a concepção de uma melhor estrutura de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Márcio Alexandre de Lima Braz

*Tenente-Coronel do Exército Brasileiro. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-2005). Pós-graduado em Psicopedagogia Escolar pelo Centro de Estudos de Pessoal (CEP/FDC- 2017). Graduado em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2002). E-mail: marciolbraz@gmail.com.

Publicado
2020-01-03
Seção
Artigos