LivRe!

2020-07-02

LivRe! é o portal desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. 

Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters). 

Os periódicos de acesso livre se enquadram em diversas categorias:

  • acesso público livre a todos os números e a todos os artigos; a maior parte dos títulos existentes no LivRe! enquadra-se nesta categoria;
  • acesso mediante registro individual sem custos;
  • acesso livre somente por um período determinado a partir da data de publicação online;
  • acesso livre somente após decorrido determinado período da publicação;
  • acesso livre parcial, isto é, apenas para parte dos artigos.



Para cada periódico são registrados a cobertura temporal, o idioma, as fontes onde é indexado, se os artigos são avaliados pelos pares (peer reviewed), comentários opcionais e a descrição feita pelo editor da publicação. 

Além da apresentação dos periódicos por letra inicial do título, podem ser feitas buscas por palavras do título e por área do conhecimento segundo a classificação do CNPq, utilizada também no Portal de Periódicos da CAPES. 

As buscas podem ser refinadas especificando-se a seleção somente de títulos avaliados pelos pares (peer-reviewed) e/ou somente títulos indexados em alguma fonte secundária.