Editorial

  • Otávio Augusto Brioschi Soares

Resumo

Os periódicos científicos na área de saúde militar constituem fontes importantes para a compreensão do cenário de debates no meio intelectual da caserna, desde o início de sua produção, no início do século XX, até os dias de hoje.
Alguns periódicos técnico-científicos deste início se tornaram conhecidos no meio militar e fora dele, como por exemplo: a revista Medicina Militar (1910-1923), criada pelo então tenente-coronel Ismael da Rocha para “dar voz ao pessoal do Corpo de Saúde” do Exército, cujos artigos debruçaram-se sobre o tema da higiene militar; o Boletim da Sociedade Médico-Cirúrgica Militar (1915-1920), publicado pela Sociedade Médico-Cirúrgica Militar, tendo vários artigos de figuras ilustres como o patrono da medicina veterinária militar, tenente-coronel Muniz de Aragão; e a Revista de Medicina e Higiene Militar (1921-1931), formada como uma segunda fase do supracitado Boletim com a incorporação da revista Medicina Militar (a partir de julho de 1923) e a Revista de Química e Farmácia Militar, que era uma publicação do Laboratório Químico Farmacêutico Militar.
Herdeira indireta destes periódicos, mas hoje contando com fontes de publicação variada como trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação e artigos de opinião, encontra-se hoje a revista científica da Escola de Saúde, denominada EsSEx: Revista Científica, que após um hiato de nove anos, volta a ser editada e publicada, agora semestralmente e em meio eletrônico.
Este periódico tem o objetivo de divulgar conhecimentos científicos e/ou opiniões embasadas sobre a saúde militar, particularmente em suas vertentes operacional e de proteção à saúde, ramos que vem evoluindo bastante nos últimos anos e ganhando importância no cenário militar nacional e internacional, cada vez mais incerto e complexo, com reflexos óbvios nos problemas sanitários.
Que este periódico tenha vida longa e possa contribuir com a missão nobre dos serviços de saúde das forças militares, de zelar pelo patrimônio humano brasileiro. Saúde! Brasil!
Publicado
2019-07-24
Como Citar
SOARES, Otávio Augusto Brioschi. Editorial. EsSEX: Revista Científica, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 4, jul. 2019. ISSN 1983-845X. Disponível em: <http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RCEsSEx/article/view/2437>. Acesso em: 14 dez. 2019.