Utilização do FAST-Estendido na Medicina Operativa

  • Claudia de Almeida Guaranha Costa Escola de Saúde do Exército
Palavras-chave: FAST - Estendido, Medicina Operativa

Resumo

Medicina Operativa engloba todas as atividades de saúde nas operações militares, em situações de conflito, catástrofes, garantia da lei e da ordem (GLO), além dos ambientes operativos especiais (selva, montanha, caatinga, glacial e a bordo de embarcações, aeronaves, submarinos e viaturas).

              As atividades do Grupo Funcional Saúde visam a prevenção e tratamento de doenças e manutenção da higidez física e mental da tropa. Destacam-se as atividades de planejamento, seleção médica, medicina preventiva, medicina curativa, evacuação, apoio de material de saúde e inteligência em saúde. Nesta ocasião será abordada a atividade evacuação que consiste na remoção do ferido, após triagem, da área de conflito para uma instalação de saúde afim de receber o atendimento adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EXÉRCITO BRASILEIRO. Departamento de Educação e Cultura do Exército. O apoio de saúde nas operações da força terrestre componente - NCD Nr 01/2016.
FLATO, U. A. P. Et al. Utilização do FAST-Estendido (EFAST-Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma) em terapia intensiva). Rev Bras Ter Intensiva. 2010; 22(3):291-299.
JONES & BARTLETT LEARNING. PHTLS Atendimento Pré-hospitalar ao Trauma. 8 Ed. Artmed, 2017.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Apoio de Saúde em Operações Conjuntas - MD42 - M – 04.
Publicado
2019-11-26