A Importância da Qualidade da Água em Campanha

  • Michele de Oliveira Antunes Escola de Saúde do Exército
Palavras-chave: água, qualidade

Resumo

O corpo humano é constituído em sua maioria por água. O percentual de água nos músculos é de 75%. Da mesma forma, o sangue é constituído 95% de água e a  gordura corporal  14% . Até mesmo o tecido ósseo possui água em sua constituição (22%). Como o corpo do homem possui mais músculos que o da mulher e menos gordura, o percentual total de água difere entre os dois, sendo de 65% e 60% respectivamente.

     A água é essecial para a sobrevivência humana e muitas doenças podem ser veiculadas através dela, podendo ser de origem bacteriana, viral ou parasitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Sáude. Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Brasília, DF.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Exército Brasileiro. Estado Maior do Exército. Portaria n° 016 - EME, de 07 de fevereiro de 1975. Manual de Campanha C21-10: Higiene Militar e Saneamento em Campanha – 1ª Edição .
NEVES, D. P. Parasitologia Dinâmica. São Paulo: Atheneu, 2003.
RIBEIRO, J. W; ROOKE, J. M. S. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. Juiz de Fora: Faculdade de Engenharia da UFJF, 2010. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Análise Ambiental.
Publicado
2019-11-26