A escala de Avaliação dos Conteúdos Atitudinais no CFST/BCSV-2017 Um modelo prototípico para os cursos de formação congêneres

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Saulo Freire Landgraf

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar a elaboração da Escala de Avaliação dos Conteúdos Atitudinais, utilizado em 2017, na primeira fase do Curso de Formação de Sargento Temporário de Infantaria, no Batalhão
de Comando e Serviços (BCSv) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), destacando as dificuldades
e as adaptações necessárias para a consecução da referida Escala alinhando o Programa-Padrão de Instrução de Formação do 3º Sargento Temporário de Infantaria (EB70-PP-11.010, 1ª Edição, 2012) às normas recentemente publicadas como as Normas para a Avaliação da Aprendizagem - 3ª Edição (NAA, publicada na Sep BE nº 48, de 2 de dezembro de 2016), as Normas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais (NDACA 2014). As experiências do Instrutor-Chefe do curso, compartilhadas nesse artigo, têm como escopo auxiliar a outros instrutores na construção dessa importante ferramenta de desenvolvimento e avaliação dos conteúdos atitudinais.

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Artigos
Biografia do Autor

Saulo Freire Landgraf

O autor é Capitão de Cavalaria pela turma de 2004 da AMAN, em 2015 compôs o Grupo de Trabalho para atualização do Programa-padrão de Instrução de Formação do 3º Sargento de Cavalaria, em 2017 foi instrutor-chefe do CFST de infantaria, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Escolar pelo Centro de Estudos de Pessoal no ano de 2016.