Condicionamento operante de Skinner: a influência do desempenho no Estágio de Operações na Selva da SIESP

  • Flávio de Lima Ferreira
  • Éverton Araújo dos Santos

Resumo

O presente trabalho trata do estudo e análise da possível relação do Condicionamento Operante, descrito por Burrhus Frederic Skinner (1982); e da Motivação Intrínseca, elaborada por Richard M. Ryan e Edward L. Deci (2000), com o desempenho dos cadetes dos diversos Cursos da Academia Militar das Agulhas Negras. Trata-se de uma pesquisa hipotética dedutiva, baseado em referências bibliográficas, cujo objetivo principal é analisar e comparar as menções que cada Curso obteve no Estágio de Vida na Selva e Técnicas Especiais no ano de 2017, analisar se há diferenças e levantar a possível causa que explica essas diferenças. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo verificada a relação entre motivação intrínseca e desempenho dos cadetes no referido Estágio. Esse estudo permitiu concluir que quando o cadete possui certa afinidade com o exercício que realizará, a partir do alinhamento da atividade-fim da sua Arma com as atividades da SIEsp, este apresenta um melhor rendimento do que o cadete que não possui tal afinidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio de Lima Ferreira

O Autor é Cadete do 4º da Academia Militar das Agulhas Negras.  Graduando em Ciências Militares.

Éverton Araújo dos Santos

O Autor é Tenente Coronel de Cavalaria Academia Militar das Agulhas Negras. Atualmente é Professor de Sociologia na AMAN.

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Ferreira, F. de L., & Santos, Éverton A. dos. (2018). Condicionamento operante de Skinner: a influência do desempenho no Estágio de Operações na Selva da SIESP. Revista Agulhas Negras, 2(2), 62-71. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/1874
Seção
Artigos Científicos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##