Território: da dimensão terrestre ao ciberespaço - espaço, poder, segurança e oportunidades econômicas

  • Walfredo Bento Ferreira Neto

Resumo

O presente artigo trata, de forma exploratória e explicativa, sobre a evolução do conceito de território e suas repercussões. Para isso, o território é visto como elemento que contém, em si, questões intrínsecas ao sistema interestatal, como poder, segurança e recursos, indo além da dimensão terrestre, englobando a marítima, a aérea, e outras, ainda que intangíveis, aparentemente, como é o caso da extra-atmosférica e do ciberespaço, este último tido como o mais novo desafio postado aos Estados, concomitantemente às possibilidades econômicas e à necessidade de delimitação. Argumentamos ao final que a evolução desse conceito está diretamente relacionada às formas e ao êxito, ou não, de projeção de poder, de defesa, de segurança internacional e de desenvolvimento econômico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walfredo Bento Ferreira Neto

Mestre em Estudos Estratégicos pelo INEST/UFF; doutorando pelo PEPI/UFRJ. É Major do QCO, Professor das Cadeiras de Geopolítica e de Relações Internacionais da AMAN e das disciplinas de Introdução ao Direito e de Desenvolvimento Socioeconômico na AEDB/Resende.

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Ferreira Neto, W. B. (2018). Território: da dimensão terrestre ao ciberespaço - espaço, poder, segurança e oportunidades econômicas. Revista Agulhas Negras, 2(2), 88-99. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/1877
Seção
Artigos Científicos