PRINCÍPIOS KANTIANOS DA LIDERANÇA DE OSORIO, UM TARIMBEIRO POR EXCELÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Saulo Freire Landgraf

Resumo

Este artigo traz uma reflexão acerca dos fundamentos da liderança de um dos maiores líderes militares que o exército brasileiro já possuiu: o Marechal Manoel Luís Osorio. Para isso, traça um paralelo com um dos maiores teóricos da Ética no período do Iluminismo Alemão: o filósofo Immanuel Kant, que produziu suas obras quase um século antes da Guerra da Tríplice Aliança. Assim, utilizando os fundamentos da Ética deontológica de Kant, analisa a frase: “Soldados! É fácil a missão de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever.”, proferida na Ordem do Dia do Marechal Manoel Luís Osorio, às vésperas do ataque ao Passo da Pátria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Landgraf, S. F. (2020). PRINCÍPIOS KANTIANOS DA LIDERANÇA DE OSORIO, UM TARIMBEIRO POR EXCELÊNCIA. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 4(1), 1-15. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/3357
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Saulo Freire Landgraf, Academia Militar das Agulhas Negras

Major de Cavalaria, pós-graduado em Ciências Militares e em Relações Internacionais, professor de ética e filosofia moral da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro.