O professor como mediador nas aulas de português para militares estrangeiros

A prática de jogos pedagógicos

  • Monique P. de Oliveira Centro de Idiomas do Exército (CIdEx)
Palavras-chave: Militares estrangeiros, língua portuguesa, jogo pedagógico, ensino-aprendizagem

Resumo

Este estudo traz uma reflexão a respeito do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa para militares estrangeiros que participam do Curso de Português para Militares Estrangeiros  (CPME)2 e Estágio de Idioma Português e Ambientação (EIPA)3 para Militares das Nações Amigas (Exército, Marinha e Força Aérea) no Centro de Idiomas do Exército (CIdEx). Partindo da proposta do curso e estágio em verificar as difusões da comunicação e linguagem de acordo com a inferência na linguagem falada e escrita, aplicando as habilidades de compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão oral e expressão escrita, com base na gramática da língua portuguesa e em propiciar a ambientação à cultura brasileira e ao contexto militar das Forças Armadas do Brasil, apresentam-se alguns desafios de cunho pedagógico para a apropriação dessa linguagem.

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Publicado
2019-10-25
Seção
Artigos