A construção da identidade do aluno do colégio militar

Um caminho entre representação social e identidade

  • Marcio Vieira Xavier Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC).
Palavras-chave: Identidade, ensino, colégio militar

Resumo

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é composto por 14 Colégios Militares (CM), sendo o mais antigo, o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), de 1889. O recém criado Colégio Militar de São Paulo iniciará suas atividades em 2020. A carreira militar impõe a seu quadro funcional a disponibilidade em servir em qualquer localidade do país, o que leva a uma constante mudança de estabelecimento de ensino de seus dependentes. A identidade dos alunos do SCMB é um caso bastante interessante. Muito em virtude de ser um mundo em que o aluno pode já estar inserido por ser filho de um militar, mas também pelo simbolismo de jovens e adolescentes que estão submetidos a uma disciplina, respeito à hierarquia, utilizam uniformes baseados em fardas e cultuam valores e tradições do Exército Brasileiro. Este artigo destina-se a uma discussão da teoria de socialização primária e secundária de Berger e Luckmann (2014) com uma leitura da construção da identidade do aluno do colégio militar de acordo com sua representação social.

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Publicado
2020-02-17
Seção
Artigos