As redes sociais da Polícia Militar do estado de Rondônia

Um estudo de caso sobre a desconcentração da divulgação institucional pelo facebook

  • Alex Carvalho de Miranda Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO).
Palavras-chave: Divulgação institucional, facebook, redes sociais, PMRO

Resumo

Na Polícia Militar do Estado de Rondônia - PMRO, as mídias sociais utilizadas pela Diretoria de Comunicação Social são: Facebook (página), Instagram, Youtube (canal) e Site (Portal Corporativo). São plataformas que dinamizaram o processo de comunicação e divulgação institucional da PMRO nos últimos anos. Outras Organizações Policiais Militares – OPM’s da PMRO, de Companhias destacadas a Batalhões, buscaram ativar seus próprios canais de comunicação, focalizando públicos de interesse, com o intuito de divulgar seus respectivos serviços de segurança pública, prestados nos mais diversos municípios do Estado de Rondônia, bem como de construir a identidade e imagem da OPM local, com a divulgação de slogans e distintivos próprios em postagens de conteúdo (artes visuais) sem a exposição de elementos que identifiquem a PMRO (logotipo e slogan), desconcentrando, assim, o serviço de divulgação institucional da Corporação, com uma consequente despadronização de produtos publicitários postados nas mídias sociais, dando a sensação de existir várias Corporações policiais militares dentro de uma. Com base em tal cenário, fez-se necessário eleger as mídias sociais utilizadas na PMRO como objetos de pesquisa, com delimitação para a plataforma Facebook, para fins de realizar um estudo de caso com levantamento minucioso de interatividade dos perfis “Terceiro Bpm Vilhena” e “Polícia Militar de Pimenta Bueno”, bem como da página “Polícia Militar do Estado de Rondônia (Oficial) nos últimos três meses, visando verificar a efetividade da desconcentração do serviço de divulgação institucional diante dos propósitos da Comunicação Social.

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Publicado
2020-02-17
Seção
Artigos