COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

O presente artigo, elaborado por meio de uma revisão de literatura, tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de como lidar com a indisciplina escolar nas aulas de Educação Física. No primeiro tópico, abordamos a indisciplina escolar em seu sentido mais amplo, caracterizada pelas manifestações de insatisfação dos alunos em relação ao processo pedagógico, influenciadas por uma variedade de fatores. Estes incluem as dinâmicas de relacionamento entre alunos, entre professores e alunos, e entre alunos e instituição escolar, bem como a insatisfação com o conteúdo ensinado e o currículo adotado. No segundo tópico, analisamos a indisciplina específica nas aulas de Educação Física, entendida como as ações dos alunos que afetam a prática pedagógica, interferindo na absorção e retenção do conhecimento. Essas ações variam desde comportamentos agitados que perturbam toda a turma até a passividade de alunos que se recusam a participar da construção do conhecimento proposto. No terceiro tópico, são apresentadas estratégias para prevenir ou reduzir atos de indisciplina durante as aulas de Educação Física. Essas incluem o entendimento do conceito de indisciplina escolar, o estabelecimento de regras claras para as aulas de Educação Física, o planejamento cuidadoso das atividades, a inclusão de todos os alunos na prática pedagógica, e o compartilhamento de experiências de indisciplina com outros professores dos demais componentes curriculares. Essas medidas visam promover um ambiente de aprendizado positivo e produtivo, onde todos os alunos possam se engajar de forma construtiva e significativa.

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Biografía del autor/a

Clovis Brito, CMC

Clovis Brito, além de ser Doutor e Mestre em Educação, é Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É licenciado em Educação Física e Filosofia, tendo concluído duas especializações: Prescrição de Exercícios Físicos e Saúde, e Pedagogia dos Esportes. Em sua formação acadêmica, realizou dois períodos de estudos em Portugal na FPCEUP: o Doutoramento sandwich (2012) e um Estágio de Investigação, no qual estudou as Metodologias Ativas e o Movimento da Escola Moderna Portuguesa (2019). Atuando na Educação Básica há mais de 30 anos, Clovis Brito é Professor Federal EBTT desde 1997. Atualmente, ocupa a posição de docente (Classe Titular) no Colégio Militar de Curitiba, onde desempenhou a função de Coordenador Geral da Disciplina de Educação Física por mais de 10 anos. Academicamente, dedica-se à discussão de questões educacionais, com ênfase em assuntos que abordam a relação pedagógica, especialmente as questões relacionadas à Indisciplina Escolar. Em suas pesquisas, no âmbito da Educação Física, não apenas se aprofunda em temas relativos ao componente curricular, mas também concentra-se na investigação do professor como Interlocutor Qualificado. É autor e organizador do livro "Indisciplina Escolar, antigo problema, novas discussões" (WAK Editora).

Publicado
2024-05-01
Cómo citar
Brito, C. (2024). COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 15, kere01. https://doi.org/10.5281/zenodo.11099968