O emprego do VANT na atividade em proveito dos pelotões especiais de fronteira

  • João Luiz de Macedo Exército Brasileiro
Palavras-chave: Veículo Aéreo Não Tripulado, Amazônia Legal, Pelotões de Fronteira

Resumo

O presente trabalho aborda o emprego do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) nas fronteiras da Amazônia Legal, como suporte às atividades de Inteligência e aos Pelotões de Fronteira (PEF). O equipamento estará atuando dentro do subsistema de sensoriamento em condições de realizar a vigilância das fronteiras e a busca de dados de imagens por meio de sensores aéreos. O objetivo é verificar a viabilidade de emprego do VANT na região amazônica, levantar os aspectos necessários para a sua utilização; estudar a capacidade de o Pelotão de Fronteira transportá-lo; apresentar as missões do Pelotão de Fronteira; verificar o VANT mais adequado à área de operações; estudar a possibilidade de manutenção do equipamento; estudar a
viabilidade de treinamento dos operadores do sistema; verificar os melhores sensores que serão transportados pelo VANT e propor a utilização deste veículo nos PEF em operações de reconhecimento e vigilância nas regiões de fronteira da Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERSA, Carlos Ernesto Miranda. Condicionantes Doutrinárias do Emprego de Vant. In: 2º Seminário Militar de Vant. Rio de Janeiro, 2009. Palestra proferida na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea em 17 nov 2009.
CAMPOS, Márcio Bessa. O Emprego Operacional atualizado da Observação Aérea em Operações Militares, com ênfase nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). 2004, 212f. Monografia (Comando e Estado-Maior) – ECEME, Rio de Janeiro, 2004.
CENTRO TECNOLÓGICO DO EXÉRCITO. Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT. Verde-Oliva, Brasília, n.197, p.48- 49, ago.2008.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Comando Militar da Amazônia. Normas de Conduta para o Emprego da Tropa Manaus, 2012.
JUNIOR, Paulo Antônio Ribeiro da Silva. Emprego de Precursores Paraquedistas em Regiões de Interesse Para a Inteligência nas Operações da Bda Inf Pqdt. EsAO. 2005. Monografia.
LOPES CORA, Carlos Alberto Ferreira. O Emprego Atualizado da Observação Aérea em Proveito das Operações de Inteligência. 2011. Monografia (Inteligência) – EsIMEx, Brasília, 2011.
BRASIL. Ministério da Defesa. MD 33–M–02 : Manual de abreviaturas, siglas, símbolos e convenções cartográficas das Forças Armadas. Brasília, 2001.
NOVO, Evlyn M. L. de Moraes. Sensoriamento Remoto: princípios e aplicações. São Paulo: ed. Edgard Blucher Ltda, 2008.
OLIVEIRA, Flavio Araripe de. CTA e o Projeto VANT. In: 1º Seminário Internacional de Vant. São José dos Campos, 2005. Palestra proferida no Centro Tecnológico da Aeronáutica em 11 jun 2005.
PLAVETZ, Ivan. Revolução nos Céus e na Guerra, UAVs. In: Revista Tecnologia e Defesa, a.22, n.103, p.56-64, 2009.
SCHWINGEL, S. O Emprego do Destacamento de Reconhecimento e Caçadores, 2008.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Amazônia. Disponível em:< http:// www. Wikipedia. Org/wiki/amaz%C3B4nia >. Acesso em: 17 de maio. 2012.
Publicado
2023-05-17
Seção
Artigos