http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/issue/feed REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO 2023-12-07T14:32:37+00:00 Paulo Sérgio Alves de Souza paulosasouza@gmail.com Open Journal Systems <div id="journalDescription"> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Científica Fundação Osorio (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2526-4818#" target="_blank" rel="noopener">ISSN: 2526-4818</a>)</strong> é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente da <a href="https://www.fosorio.g12.br/" target="_blank" rel="noopener"><strong>Fundação Osorio</strong></a> (Instituição Federal de Ensino vinculada ao Ministério da Defesa), tendo por objetivo dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino e Educação. Sua missão é ser um canal de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Prioritariamente, a revista divulga trabalhos relacionados com os eixos fundamentais da Educação Básica (Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) e com a Educação Profissional de nível médio, nas áreas de Administração e Meio Ambiente. Possui periodicidade anual. A RCFO obteve o conceito Qualis B2, na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES. Estamos indexados nas seguintes bases, dentre outras: ROAD-ISSN, Google Scholar, SEER-Ibict, Diadorim, Latindex, Sumários, Livre, ResearchBib e SciJoIn.</p> </div> http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12308 Uma escola diferente. 2023-12-06T14:20:22+00:00 Luiz Sérgio Melucci Salgueiro lsmsalgueiro@gmail.com 2023-11-30T11:05:26+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12188 Rastreio da Escrita: Um Processo Necessário para Identificação e Intervenção nas Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem. 2023-12-07T10:27:03+00:00 Cláudia Correia da Silva claudiacorreia@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">O presente trabalho tem como intuito apresentar os resultados de um trabalho sobre o rastreio da escrita dos estudantes do quinto ano, realizado com 67 alunos de uma escola da rede pública federal do Rio de Janeiro, no retorno às aulas presenciais. O Response to Intervention Model (RTI), traduzido como modelo de resposta à intervenção, é uma metodologia muito importante para profissionais e famílias que lidam com as dificuldades dos alunos. Os estudantes demonstraram lacunas na aprendizagem ortográfica e dificuldade na organização da escrita textual no caderno, bem como dificuldades em realizar o movimento correto das letras. A compreensão dos fatores que envolveram as dificuldades apresentadas e a discriminação entre dificuldade de aprendizagem e ausência de ensino servirão como subsídios para os professores e gestores replanejarem os conteúdos didáticos, propiciando um resgate da aprendizagem que não foi consolidada durante a pandemia.</p> 2023-10-11T10:37:34+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO - ISSN:2526-4818 http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12201 As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Rede Pública Estadual de Educação em Boa Vista-RR em Tempos de Pandemia 2023-12-06T14:20:22+00:00 Angelo Augusto Coelho Freire angeloacf@gmail.com Sonia Regina Mendes dos Santos profsmende@gmail.com Mário Eduardo Coutinho de Oliveira mario.pronatec@gmail.com <p>A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro, para dar continuidade ao ano letivo, adotassem a modalidade de ensino remoto emergencial. Nesse contexto, professores foram requisitados a diariamente reorganizar suas atividades pedagógicas. O período foi desafiador e promissor, no contexto educacional, para a ampliação do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo traz uma discussão acerca da atuação dos professores e coordenadores do ensino fundamental das séries finais na cidade de Boa Vista - RR e o uso das tecnologias. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desdobramentos frente o Plano de Implementação de Atividades não presenciais na incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica das aulas remotas nas escolas da rede pública de Boa Vista - RR no contexto da pandemia do COVID-19. O trabalho teve como aporte teórico Kenski (2019), Oliveira (2021), Almeida (2020), Mayer (2020), Lacerda (2020) e Julião (2020) que sustentam conceitos, definições, que envolvem a educação, tecnologia e formação de professores. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratório foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura. Logo após, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais destinados a orientarem os gestores e docentes no período pandêmico. A coleta de dados se deu com o uso de questionários destinados a 12 (doze) professores respondentes e entrevistas com 4 (quatro) coordenadores pedagógicos da rede estadual de Roraima. Como procedimento para a análise, empregamos a análise de conteúdo de modo a identificar os aspectos explorados nos estudos, seus referenciais teóricos e conclusões, sendo estabelecida uma categorização de modo a agrupá-los quanto aos seus objetos e abordagens. Os <br>resultados obtidos revelaram uma série de desafios e oportunidades relacionados à adoção das tecnologias digitais no ensino remoto. Verificou-se que a pandemia impôs uma rápida transição para o ambiente virtual, exigindo dos professores e gestores educacionais uma adaptação ágil e significativa. Nesse contexto, as tecnologias digitais mostraram-se ferramentas essenciais para garantir a continuidade das atividades pedagógicas, oferecendo suporte e possibilidades para a interação entre docentes e estudantes. No entanto, as escolas da rede pública de Boa Vista devido a sua frágil condição de infraestrutura associadas a pouca existência de dispositivos moveis, computadores e internet da população, utilizou-se também em parte do tempo de material impresso como forma de manter o processo de ensino. Entre os principais desafios identificados, destacam-se a falta de familiaridade e domínio das ferramentas digitais por parte dos professores, bem como a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas ao ambiente virtual.</p> 2023-10-26T13:48:37+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO - ISSN:2526-4818 http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12204 Datiloscopia Criminal como Tema Motivacional no Ensino de Química 2023-12-07T10:37:14+00:00 Marcela Lopes de Moura Quina marcelamat2004@yahoo.com.br Kamilla Rodrigues Rogerio marcelamat2004@yahoo.com.br <p>Observando o cenário de ensino da química no ensino médio, em que ainda existem grandes dificuldades no tocante das metodologias de ensino e também na aceitação desta ciência pelos alunos, este trabalho traz sugestões de utilização dos conceitos da datiloscopia, uma técnica específica da química forense, encorajando seu uso em aulas experimentais de química para alunos da 3ª série do ensino médio, afim de fazer um elo entre a realidade desses alunos com as definições teóricas da química, desta forma, tornando o ensino da química significativo.</p> 2023-10-26T14:22:03+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO - ISSN:2526-4818 http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12231 A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos 2023-12-06T14:20:23+00:00 Carlos Thiago Cruz da Silva carlos98470@gmail.com Greice Mara Monteiro da Silva greicemonteiro1976@gmail.com Sonia Regina Mendes dos Santos profsmende@gmail.com <p style="text-align: justify;">A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma realidade desafiadora nas instituições educacionais públicas.&nbsp; Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa inserção torna-se mais difícil por se tratar de uma modalidade que atende a um público que não teve a oportunidade de acesso à educação na idade certa e que na sua grande maioria estão associados as questões de desigualdades sociais e econômicas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura com vistas a elucidar como tem sido realizada a inserção da TIC na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura. Após a realização da pesquisa na base de dados da plataforma “Google Acadêmico”, chegou-se a um total de dez artigos que atenderam os critérios estabelecidos. Os resultados da revisão da literatura apontam para algumas vertentes, dentre elas ganham destaque: as TIC são utilizadas na maioria dos estudos, no entanto sem apresentar uma aprendizagem significativa e a ausência de políticas públicas para formações e aquisição de equipamentos promovem o distanciamento da EJA na promoção de uma educação de qualidade, garantindo uma equidade na aprendizagem.</p> 2023-11-08T11:38:38+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12232 A Instalação Protestante e a Liberdade Religiosa Através da Educação: As Origens do Debate no Brasil do SÉC. XIX 2023-12-06T14:20:23+00:00 Ricieri Alberici Neto ricineto@gmail.com <p style="text-align: justify;">Esta pesquisa procurou analisar a chegada dos primeiros missionários protestantes no Brasil do século XIX. O cenário encontrado foi de um Império oficialmente católico, sem liberdade religiosa, porém, tolerante com as demais religiões devido ao intenso comércio com os ingleses e com a necessária imigração para substituir gradativamente o trabalho escravo. Devido aos embates sociais com os ultramontanos, clero radical jesuíta, os missionários buscaram estratégias que facilitassem a instalação de suas igrejas. A educação, concretizada na fundação de escolas em vários níveis, foi adotada sob as ideias liberais, logo apoiadas por vários setores da sociedade brasileira da época.</p> 2023-11-08T11:58:29+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12235 A Biossegurança como Assunto Nosso: O Olhar para a Temática no Contexto Escolar 2023-12-06T14:20:23+00:00 Felipe de Queiroz Chaves felipeqchaves@hotmail.com Maria de Fátima Alves de Oliveira bio_alves@yahoo.com.br <p style="text-align: justify;">A Biossegurança é uma área voltada para prevenção, minimização e eliminação de riscos à saúde e tornou-se uma questão enfatizada socialmente, em função da pandemia da Covid-19. O objetivo principal deste estudo foi analisar abordagens específicas sobre Biossegurança no período de 2017 a 2023, nas bases de dados: Google Acadêmico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, <a href="about:blank">Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações</a> e Scielo. Interessou-nos verificar como a temática Biossegurança atravessa a escola e os processos de interação extra-escolares. Utilizamos como descritores: Biossegurança, Estratégias de Ensino, Ensino das Ciências e Biossegurança, Biossegurança e espaços escolares e Ensino da Biossegurança. Foram analisadas produções acadêmicas relacionando a temática da Biossegurança com o contexto escolar. No entanto, o que se encontra na literatura analisada de 2017 a 2023 são trabalhos direcionados, majoritariamente, para cenários laboratoriais, dando pouca ênfase à abordagem nos ambientes escolares. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão sistemática dessas produções através de busca em plataformas de trabalhos acadêmicos. Os achados dessa revisão destacaram a necessidade de que mais pesquisadores canalizem e ampliem a discussão da Biossegurança para os ambientes escolares, sobretudo após o cenário pandêmico da Covid-19, onde o assunto ganhou considerável divulgação.</p> 2023-11-08T13:36:01+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12236 Entrelaçando Saberes entre História e Ciências: O Relato de uma Experiência no Ensino Fundamental 2023-12-06T14:20:24+00:00 Ana Paula Franchi Franchi anafranchi@fosorio.g12.br Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem erica@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">Percebe-se que o mundo real não está dividido em compartimentos estanques, assim trazer para o cotidiano escolar discussões que trabalhem os conteúdos de maneira conectada entre as disciplinas pode propiciar maior envolvimento dos estudantes. Esse artigo apresenta o relato de um projeto transdisciplinar entre as disciplinas de História e Ciências proposto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. O objetivo central do projeto foi trazer à reflexão sobre os processos e procedimentos da investigação científica contextualizando com uma prática advinda do Egito Antigo (a mumificação). Após todas as etapas desenvolvidas, percebeu-se uma relação entre essa vivência e algumas respostas dos alunos na prova bimestral. Esse tipo de projeto enriquece as aulas, porém demanda grande investimento da equipe envolvida, sendo imprescindível que a instituição proporcione maior tempo de planejamento, estímulo à formação continuada dos professores e investimento em infraestrutura.&nbsp;</p> 2023-11-08T14:13:15+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12237 Análise das Estratégias Didáticas Desenvolvidas na Disciplina Ciências a Partir das Percepções dos Estudantes 2023-12-06T14:20:24+00:00 Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem erica@fosorio.g12.br Maria de Fátima Alves de Oliveira bio_alves@yahoo.com.br <p style="text-align: justify;">Estamos vivenciando a era da pós-verdade o que tem levado a um ceticismo generalizado e um descrédito na Ciência. O reflexo desse movimento negacionista está chegando às escolas que precisam lidar com o processo de alfabetização científica desses estudantes imersos nessas questões. A compreensão da Ciência e de seus processos é essencial para a participação dos jovens nesta sociedade.A seleção de estratégias didáticas adequadas possibilita a motivação e interesse que pode contribuir com a construção de aprendizagem pelos alunos. Este estudo tem por objetivo discutir as percepções de estudantes do 6 º ano do ensino fundamental a respeito de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas nas aulas de Ciências ao longo do ano letivo de 2022. A pesquisa, de caráter descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada através de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes avalia as aulas de laboratório e a Feira de Ciências como estratégias motivadoras para o aprendizado das Ciências. Porém, o trabalho em grupo, que ocorre em projetos para Feira de Ciências ou outras propostas similares, é um limitador dessa motivação, visto que muitos estudantes consideram um desafio esse tipo de dinâmica. Percebe-se que as propostas que envolvem o ensino tradicional também são mal avaliadas pelos estudantes, por serem entediantes e sem relação com o mundo que os cerca. Assim sendo, este trabalho mostrou-se importante para trazer a reflexão sobre a percepção dos estudantes sobre as diferentes estratégias didáticas, podendo discutir e propor atividades que venham ao encontro das competências específicas das Ciências da Natureza previstas na BNCC, levando em consideração os fatores motivacionais para os estudantes, propiciando a formação de jovens críticos e conscientes das demandas de nossa sociedade moderna.</p> 2023-11-08T14:38:15+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12238 Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa 2023-12-06T14:20:24+00:00 Jaqueline Melo Silva teacherjaque2019@gmail.com Silvia Matravolgyi Damião silviamatrav@gmail.com <p style="text-align: justify;">Este artigo apresenta uma análise do portal de cursos on-line e assíncronos de Língua Inglesa para Fins Específicos chamado <em>Habilite-se Já</em>, direcionado a militares do Exército Brasileiro que buscam credenciamento linguístico por meio de exames de proficiência. O objetivo geral do estudo foi analisar o portal on-line de ensino <em>Habilite-se Já</em> à luz de teorias que embasam o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Línguas para Fins Específicos, com vistas a descobrir se a aprendizagem de fato se baseia na necessidade do aluno e qual o papel do professor nesse contexto. A pesquisa baseou-se teoricamente em estudos sobre a abordagem de ensino de Línguas para Fins Específicos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa do tipo documental, em que o documento analisado foi material didático utilizado no portal. Com base nos resultados, sugere-se que pesquisas futuras realizem uma análise de necessidades mais abrangente, incluindo entrevistas com os alunos, para melhor compreender seus objetivos em termos de necessidades, lacunas e desejos. Em suma, este estudo contribui para a melhoria do portal <em>Habilite-se Já</em>, tendo o potencial de impactar muitos militares que estão em busca da certificação em Língua Inglesa.</p> 2023-11-08T15:00:02+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12280 Projeto Bicentenário da Independência do Brasil: planejamento integrado na Fundação Osorio 2023-12-06T14:20:24+00:00 Tatiane Sabino da Silva de Andrade tatianeandrade@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">Este relato de experiência tem por objetivo apresentar a prática pedagógica dos professores e supervisão pedagógica dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da Fundação Osorio, tendo como objeto de estudo o planejamento integrado do Projeto Bicentenário da Independência do Brasil, desde a elaboração até a sua execução no ambiente escolar, abrangendo as quatro áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola (somente para o 9º ano), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Com o retorno às aulas integralmente presenciais, após o período pandêmico da COVID-19, no início de 2022 e sendo esse o ano do bicentenário da independência do Brasil, o Presidente da Fundação Osorio incentivou os setores vinculados ao ensino a realizarem atividades pedagógicas durante todo o ano letivo, com a participação de toda a comunidade escolar. O projeto contou com a organização da equipe pedagógica detodos os segmentos, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio, explorando diferentes espaços da fundação. No segundo segmento, anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), as equipes,com seus respectivos Professores Representantes (dois), em conjunto com a Supervisão Pedagógica (uma), planejaram as atividades do projeto, dividido em quatro etapas, tendo como objetivo promover, ao longo detodo o ano letivo de 2022, uma reflexão multidisciplinar sobre o complexo processo de formação do Brasil como Estado Independente e paralelamente oferecer informações e realizar dinâmicas que auxiliem na consolidação e fortalecimento da cidadania, contribuindo para a construção de cidadãos informados, críticos e conscientes. Conclui-se ser notória a importância do Projeto Bicentenário da Independência do Brasil no ambiente escolar, da mesma forma, sua grande contribuição trazida por meio das atividades previstas no planejamento integrado e colocadas em prática, em cada etapa. O presente projeto ensejou a geração ao longo dos meses, de um sentimento cada vez mais forte de pertencimento ao país chamado Brasil, com respeito entre os sujeitos, valorização ao patriotismo, assim como aos valores que a Fundação Osorio preza: ética, honestidade, disciplina, responsabilidade, lealdade, solidariedade, respeito e comprometimento.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12288 Tratamento de esgoto através de macrófitas aquáticas em sistema vertical 2023-12-06T14:20:24+00:00 Milene Nunes Berto annacarolina@fosorio.g12.br Letícia Nunes Berto annacarolina@fosorio.g12.br Anna Carolina de Oliveira Mendes annacarolina@fosorio.g12.br Hugo Renan Bolzani hugo@fosorio.g12.br Jeanine Salles dos Santos jeaninesalles@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">Este artigo descreve um estudo que investiga a eficácia de um sistema de tratamento de água de esgoto construído de materiais recicláveis, com ênfase na utilização de areia e plantas macrófitas. O sistema é composto por quatro etapas distintas, cada uma desempenhando um papel crucial na purificação de esgoto. Resultados positivos foram obtidos, demonstrando que o sistema é altamente eficaz na remoção de impurezas e poluentes da água, melhorando significativamente sua qualidade. No entanto, ressalta-se que a água tratada não atinge o padrão de potabilidade, sendo destinada apenas a usos não nobres, como descargas de vaso sanitário, lavagem de roupas, carros, ruas e quintais. Essa abordagem apresenta uma solução sustentável para a gestão de esgotos e contribui para a descentralização do sistema de esgotamento doméstico.</p> 2023-11-24T11:52:07+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12289 Integridade dos combustíveis e o bolso do brasileiro 2023-12-06T14:20:24+00:00 Juliana Fernandes da Silva Santos annacarolina@fosorio.g12.br Gabrielle Fortes annacarolina@fosorio.g12.br Gabriel Luciano annacarolina@fosorio.g12.br Anna Carolina de Oliveira Mendes annacarolina@fosorio.g12.br Aline Junqueira Maia aline@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">O presente trabalho teve como objetivo avaliar o cumprimento das normas impostas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) pelos postos de gasolina. O trabalho foi baseado na Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, que determina o teor de etanol na gasolina comercializada, este teor deve variar entre 18% e 27,5%. O objetivo foi avaliar amostras de gasolina de postos com e sem bandeira, de diferentes áreas do Rio de Janeiro. Com base na lei nº 9.478, realizamos um experimento específico que nos gerou resultados para sabermos se os postos estão de acordo com a lei e não estariam adulterando a gasolina. Fazendo os testes nos surgiu um outro questionamento que ficou de acordo com os resultados obtidos. Será que o controle da ANP é menos rígido em áreas mais carentes, como a baixada fluminense, por exemplo, do que em locais como zona sul e Barra da Tijuca? O projeto foi desenvolvido dentro do laboratório de ciências da escola Fundação Osorio e ficou dividido em conseguirmos gasolina das diferentes áreas, preparo das amostras e tratamento dos resultados. Obtivemos resultados bem interessantes como 20% de etanol na gasolina de um posto de bandeira da Barra da Tijuca e 80% de etanol na gasolina de um posto sem bandeira de Engenho de Dentro.</p> 2023-11-24T12:15:53+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12293 Fazenda de Microalgas: Um Modo Mais Sustentável de Reutilizar o Esgoto 2023-12-06T14:20:24+00:00 Dhomenique Lourenço Da Paz annacarolina@fosorio.g12.br Hanna Hapke Lima annacarolina@fosorio.g12.br Isabelle Ribas Guimarães annacarolina@fosorio.g12.br Anna Carolina de Oliveira Mendes annacarolina@fosorio.g12.br Hugo Renan Bolzani hugo@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">A economia atual e a elevada taxa de poluição atmosférica estão promovendo um aumento no número de eventos climáticos cujos efeitos poderão ser sentidos ainda neste século. Além disso, o aumento populacional e a demanda por alimentos farão com que nutrientes utilizados em fertilizantes tradicionais, como o fósforo, enfrente escassez em um futuro próximo. Desta forma, uma visão mais sustentável deve ser implementada para obtenção de uma economia mais circular. O cultivo de microalgas em centros urbanos é uma alternativa sustentável e de baixo custo para programas de redução de CO2 atmosférico em excesso e geração de subprodutos valiosos, como biofertilizantes. Em regiões com baixa densidade de vegetação arbórea, os aquários de microalgas podem ser utilizados como um complemento no processo de tratamento da água. Sendo assim, o objetivo do trabalho é avaliar o potencial de implementação de aquários de microalgas como alternativa para redução do CO2 atmosférico e, consequentemente, das mudanças climáticas, bem como a geração de biofertilizantes sustentáveis. O projeto ainda na fase inicial de crescimento, adaptação das microalgas e geração de biomassa e, para as próximas etapas, serão realizadas análises físico-químicas de sólidos totais para estimar o carbono absorvido, bem como de nutrientes na biomassa para verificar o potencial do seu uso como biofertilizante.</p> 2023-11-24T13:29:38+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12294 Desinfecção em amostras de água de um rio 2023-12-07T10:08:53+00:00 Thayná de Jesus hugo@fosorio.g12.br Giovanna Santana hugo@fosorio.g12.br Maria Eduarda Pereira hugo@fosorio.g12.br Amanda Farias Lopes Martins Ribeiro hugo@fosorio.g12.br Larissa da Silva Ferreira Serafim hugo@fosorio.g12.br Mariah Eduarda Lopes Barcelos hugo@fosorio.g12.br Maria Luíza Pereira da Silva hugo@fosorio.g12.br Anna Carolina de Oliveira Mendes annacarolina@fosorio.g12.br Hugo Renan Bolzani hugo@fosorio.g12.br <p>A água é um recurso natural renovável e fundamental para a vida dos seres vivos da Terra. A poluição e a degradação da qualidade desse recurso acabam suscitando uma redução significativa em sua disponibilidade para a população, além de resultar na perda de segurança hídrica. Nesse sentido, o presente trabalho teve por finalidade realizar uma pesquisa sobre a desinfecção da água de um Rio, no intuito de encontrar um método mais eficaz dentre quatro meios de desinfecção elencados a seguir: cloro, luz UV, gás ozônio e o calor do fogo para a fervura. Para isso fizemos uso de quatro experiências científicas, uma com cada elemento. Todas as experiências foram feitas a partir de um meio de cultivo. Outro interesse seria saber qual os meios seria o melhor em larga escala a partir do preço. Assim, constatou-se por meio da contagem nos meios de cultivo que o cloro era o mais eficaz na limpeza e concluímos que ele era o elemento elegido para larga escala por também ser um elemento barato em relação aos outros.</p> 2023-11-24T13:25:42+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12295 Prêmio SAPOTI 2023: Sustentabilidade e Sociedade 2023-12-06T14:20:25+00:00 Marcelle Veridiano Candido de Souza Fernandes marcellefernandes@fosorio.g12.br Carlos Augusto Pereira da Silva capsmambiente@outlook.com Alden Douglas Teixeira Ferreira alden@fosorio.g12.br Eduarda Mota Lutz annacarolina@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">Já há algumas décadas, o ensino de Língua Portuguesa tem sido tratado como importante fonte de pesquisa para muitos autores da área. No cenário atual, o trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula na escola básica tem obtido grande destaque, uma vez que se entende ser por meio da leitura que o aluno tem acesso aos bens de cultura da sociedade e, por meio da escrita, que ele é capaz de organizar seu pensamento. Sendo assim, este artigo tem por objetivo relatar minha experiência, durante a realização do Prêmio Sapoti 2023, concurso de redação desenvolvido pela equipe de docentes de Língua Portuguesa e de Artes da Fundação Osorio, como docente de Redação nas turmas do 2º ano do Ensino Médio da escola mencionada. Para fundamentar esse relato, foram empregados os pressupostos teóricos da Línguística Sistêmico-funcional (HALLIDAY &amp; MATTHIESSEN, 2004), que enxerga a linguagem como um sistema de signos capaz de exteriorizar as experiências humanas, já que essa teoria vê o texto como um potencial de significados. Em consonância com esse pensamento, o Prêmio Sapoti acredita que o objetivo principal da escola, na área da linguagem, é estimular a produção escrita dos alunos, uma vez que constata a importância do trabalho com o texto para a construção do conhecimento dos mesmos. Destarte, a relevância deste trabalho é difundir, no meio docente, diferentes práticas do trabalho com a produção textual.</p> 2023-11-24T13:49:05+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12296 Sarau em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil 2023-12-07T14:32:37+00:00 Simone Silva de Oliveira simonesilva@fosorio.g12.br Tatiane Sabino da Silva de Andrade tatianeandrade@fosorio.g12.br <p style="text-align: justify;">O projeto Sarau da Independência tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes sobre o complexo processo de construção do Brasil como Estado independente, buscando estimular a leitura e a escrita de alunos do 8º ano, levando-os a aprofundar os conceitos da linguagem poética, o universo gramatical da língua portuguesa, bem como incentivar a oralidade e a dramatização. Sendo assim, o Sarau nasceu da necessidade de criar um espaço onde os estudantes pudessem se encontrar para se expressarem artisticamente, compartilhando os saberes acumulados a partir de oficinas de produção poética ao longo do ano de 2022, envolvendo a comunidade escolar num momento de descontração, onde eles pudessem declamar seus próprios poemas, além de tocarem, dançarem e encenarem. Dessa forma, este artigo mostra a importância que a escola tem em proporcionarestratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem que levem ao desenvolvimento dos alunos como plenos cidadãos.</p> 2023-11-24T14:01:29+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12240 Ensino de Ciências Através de Metodologias Ativas 2023-12-06T14:20:25+00:00 Lucimara Lais Zachow lucimara.zachow@ifpi.edu.br <p>Trabalho submetido ao Projeto Mário Travassos 2022 do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Não há resumo.</p> 2023-11-09T15:17:13+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12241 Educação Assistida por Tecnologias Digitais nos CPOR: Perspectivas, Lições Aprendidas e Oportunidades de Melhoria 2023-12-06T14:20:25+00:00 Rodrigo Teófilo da Silva Santos teodasilva@hotmail.com <p>Trabalho submetido ao Projeto Mário Travassos 2022 do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Não há resumo.</p> 2023-11-09T15:31:11+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12242 A Crescente Importância do Papel do Monitor no Processo de Readaptação dos Alunos da Educação Básica no Período Pós Pandemia 2023-12-06T14:20:25+00:00 Cleiton Tibulo tibulo_cleiton@hotmail.com <p>Trabalho submetido ao Projeto Mário Travassos 2022 do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Não há resumo.</p> 2023-11-09T15:37:47+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12307 Resumos do III Modelo Diplomático da Fundação Osorio FOMUN 2023 2023-12-06T14:20:25+00:00 Leonardo Giorno giorno@fosorio.g12.br José Vítor Palhares josevitor@fosorio.g12.br Rafaela Machado rafaelamgmachado@gmail.com Joana Scorza joanaps19@gmail.com Lucas Tarcitano lucastarcitano@yahoo.com.br Nicole Azevedo nicoleazevedodossantos@gmail.com Giulia Gama giuliagamacampos2@gmail.com Brenda da Hora brenda.hora@gmail.com Tainá de Araújo tatadearaujodasilva@gmail.com Maria Angélica Nascimento atlasemanuel05@gmail.com Suellen de Sant’Anna Brito suellensbriito@gmail.com Luana da Hora Santos dahora.luana@gmail.com Antonio de Faria antonio.faulhaber@gmail.com George Xastre Rosário giorno@fosorio.g12.br Marcelo Torres Ramos de Andrade marcelotrandrade@gmail.com Victor Leal Lima Ferreira giorno@fosorio.g12.br Marina Ramos marinaramosrj05@gmail.com Fernando Oliveira fernando.olie.2023@gmail.com Giovanna Canuto giorno@fosorio.g12.br José Ricardo de Oliveira Araujo jose014araujo@gmail.com Breno Cardoso Bitencourt brenobit27@gmail.com Marcelo de Souza Barbosa Filho marcelinhosb@gmail.com Lia Almeida Nascimento liaalmeida2603@gmail.com Julia Trindade Roque jtrindader@gmail.com Júlia Bahr coordenacao.norteshopping@ensinoelite.com.br Letícia Nunes Berto leticianunesberto.13020@gmail.com Nicolas Jesus giorno@fosorio.g12.br Breno Luigi brenoluigi5@gmail.com João Luiz Siqueira giorno@fosorio.g12.br <p>Não possui resumo.</p> 2023-11-30T10:32:47+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO