Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo <div id="journalDescription"> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Científica Fundação Osorio (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2526-4818#" target="_blank" rel="noopener">ISSN: 2526-4818</a>)</strong> é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente da <a href="http://www.fosorio.g12.br/" target="_blank" rel="noopener"><strong>Fundação Osorio</strong></a> (Instituição Federal de Ensino vinculada ao Ministério da Defesa), tendo por objetivo dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino e Educação. Sua missão é ser um canal de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Prioritariamente, a revista divulga trabalhos relacionados com os eixos fundamentais da Educação Básica (Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) e com a Educação Profissional de nível médio, nas áreas de Administração e Meio Ambiente. Possui periodicidade anual. Estamos indexados nas seguintes bases, dentre outras: ROAD-ISSN, Google Scholar, SEER-Ibict, Diadorim, Latindex, Sumários, Livre e ResearchBib.</p> </div> pt-BR paulosasouza@gmail.com (Paulo Sérgio Alves de Souza) revista@fosorio.g12.br (Prof. Eduardo Costa Nunes Ferreira) Qui, 16 Dez 2021 11:21:05 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ano atípico, sinais de uma nova realidade. http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8937 Luiz Sérgio Melucci Salgueiro Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8937 Qui, 16 Dez 2021 11:03:59 +0000 Fundação Osorio: 100 anos de dedicação ao ensino público de qualidade. http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8906 Fernanda Picanço da Silva Zarour Pinheiro, Rafaela Parada Fernandes Rodrigues, Simone Greco do Espírito Santo Jorge Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8906 Qua, 15 Dez 2021 11:34:05 +0000 O Modelo Diplomático da Fundação Osorio e sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal e Acadêmico dos Participantes http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8909 <p>Este artigo teve como objetivo compreender de que modo a participação no modelo diplomático da Fundação Osorio contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus participantes. Para tal, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms para 99 <br>participantes, contendo 10 itens, que foram divididos em três tópicos para categorização. A série/período dos participantes estava compreendida entre o oitavo ano do ensino fundamental e o sétimo período da graduação, sendo a maioria composta por estudantes do ensino médio. A <br>análise dos dados indicou que as simulações diplomáticas podem beneficiar seus participantes tanto em áreas de conhecimento, quanto nas relações interpessoais, desenvolvidas a partir do diálogo com outras pessoas. Espera-se que este trabalho possa servir como um subsídio que <br>ajude e encoraja professores, escolas e gestores a criar seus próprios modelos diplomáticos, com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral de seus alunos.</p> Leonardo Giorno, Clara Vicente Carvalho, Letícia Rodrigues Alberici, Ranna Garofalo de Araújo, Vida da Silva de Almeida Diniz Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8909 Qua, 15 Dez 2021 12:23:35 +0000 Prêmio SAPOTI 2021: a importância da leitura e da escrita na escola básica http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8912 <p>Atualmente, muito se tem discutido sobre a importância da leitura e da escrita na sala de aula na escola básica, uma vez que entendemos ser, por meio da leitura, que o aluno tem acesso aos bens de cultura da sociedade e, por meio da escrita, que o mesmo é capaz de organizar seu pensamento. Sendo assim, fica notória a importância do desenvolvimento de trabalhos voltados para a leitura e a escrita dos alunos no ambiente escolar.Desse modo, este artigo tem por objetivo apresentar a edição de 2021 do Prêmio Sapoti, concurso de redação desenvolvido pela equipe de docentes de Língua Portuguesa da Fundação Osorio.&nbsp;</p> Marcelle Veridiano Candido de Souza Fernandes Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8912 Qua, 15 Dez 2021 12:43:34 +0000 Relato de experiência: ensino online com crianças do 1º segmento do ensino fundamental da Fundação Osorio http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8914 <p>A pandemia ocasionada pela COVID-19 trouxe uma nova realidade à sociedade de modo geral. Nas escolas, houve a necessidade de redefinição da modalidade educacional, que passou a ser totalmente online. Diante desse novo cenário, a Fundação Osorio redefiniu o seu modelo de ensino para atender a essa nova demanda, adquirindo recursos e tecnologias que suportassem essa nova modalidade. Os professores, por sua vez, encontraram-se diante de um novo desafio: promover o ensino e aprendizagem mediado por ferramentas digitais e estimular o engajamento dos alunos na construção do conhecimento. Diante disso, esse relato de experiência objetivou identificar quais foram as metodologias adotadas pelas professoras do 1º segmento do ensino fundamental da Fundação Osorio na promoção do engajamento e do aprendizado dos alunos. Para isso, foi aplicado um questionário online contendo cinco questões abertas por meio das quais foi possível identificar não apenas as metodologias adotadas, mas as dificuldades e soluções encontradas. Concluiu-se, portanto, que é possível por meio de diferentes metodologias, recursos, ferramentas e apoio familiar promover o maior engajamento dos alunos no ensino online.</p> Lais Rafaella Martins Serra Silva Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8914 Qua, 15 Dez 2021 12:56:41 +0000 A compreensão das metodologias ativas e das tecnologias digitais para a prática docente de hoje http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8917 <p>Após esclarecimento sobre o funcionamento do ensino formal no contexto pandêmico, este texto orientado pelas perguntas de como como fazer para o aluno participar e se motivar, de como fazer a escola se apropriar de competências digitais, problematiza a compreensão sobre metodologias ativas e tecnologias digitaispara o saber-fazer do professor. Para isso, prioriza o saber pedagógico para discutir as metodologias ativas como uma concepção de aprendizagem a ser escolhida. Da mesma forma, discorre sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação, sinalizando-as como um fenômeno da cibercultura e privilegiando o saber pedagógico para embasar uma opção metodológica consciente. Por fim, traz o incrementode metodologias com tecnologias como possibilidade para um projeto pedagógico atual.</p> Andréa Carvalho de Castro Albuquerque Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8917 Qua, 15 Dez 2021 13:14:18 +0000 Videogames, Jogos Digitais e Aprendizagem: Uma Concepção Teórica à Luz De Vygotsky http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8921 <p>O ensino no Brasil se insere num cenário em que os estudantes muitas vezes são meros receptores de informações e pouco protagonistas em seu processo de aprendizagem. Desta forma, urge investigar novas formas de ensino, que consequentemente, permitam novas formas de aprender, centradas no aluno. Por conseguinte, inserem-se as Tecnologias Digitais da informação e comunicação (TDIC) em um contexto em que novas formas de aprendizagem surgem por meio da interação, comunicação e do acesso à informação permitido por essas ferramentas, como os vídeo games e os jogos digitais. Por isso, é objetivo deste texto traçar um caminho teórico que permita a convergência da aplicação de jogos digitais em contextos escolares e a perspectiva de aprendizagem abordada por Vygotsky. <br>Expandindo esta ideia, o foco deste trabalho é lançar um olhar sobre a as possibilidades de uso de jogos digitais por estudantes, mostrando a relação com as ideias vygotskyanas e em sua Teoria Histórico-Cultural da Cognição. Para tal intento, delineou-se uma abordagem conceitual, que, ao final, conclui-se que mesmo ainda carente de maiores estudos quanto a eficácia de seu uso em sala de aula, os videogames e o jogos digitais possuem grandes possibilidades de se tornarem poderosas ferramentas pedagógicas, não como “salvadoras da pátria”, mas como mais um auxílio neste processo árduo de ensino e aprendizagem.</p> Felipe Jardim Sampaio Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8921 Qua, 15 Dez 2021 14:05:07 +0000 Educação ambiental e ensino de química: incentivando a formação de atitudes e valores sustentáveis por meio do estudo de pilhas e baterias no ensino médio http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8922 <p>A promoção da Educação Ambiental por meio do ensino de conceitos da disciplina Química mostra-se como uma alternativa viável para promover mudanças significativas na relação da sociedade com a natureza. No presente trabalho, foi desenvolvida uma abordagem para o ensino de pilhas e baterias onde priorizou-se uma visão socioambiental dos conceitos, além de se promover o debate e o levantamento de reflexões acerca do descarte ambientalmente correto desses materiais. Os resultados deste trabalho mostraram que é possível motivar positivamente os estudantes, por meio do ensino de química, estimulando a reflexão das relações que o ser humano desempenha na natureza e incentivá-los a desenvolver atitudes e valores sustentáveis.</p> Diego da Silva Bezerra, Paulo Sérgio Alves de Souza, Fábio Merçon Copyright (c) 2021 Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818) http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8922 Qua, 15 Dez 2021 14:19:20 +0000