Educação ambiental e ensino de química: incentivando a formação de atitudes e valores sustentáveis por meio do estudo de pilhas e baterias no ensino médio

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Diego da Silva Bezerra
Paulo Sérgio Alves de Souza
Fábio Merçon

Resumo

A promoção da Educação Ambiental por meio do ensino de conceitos da disciplina Química mostra-se como uma alternativa viável para promover mudanças significativas na relação da sociedade com a natureza. No presente trabalho, foi desenvolvida uma abordagem para o ensino de pilhas e baterias onde priorizou-se uma visão socioambiental dos conceitos, além de se promover o debate e o levantamento de reflexões acerca do descarte ambientalmente correto desses materiais. Os resultados deste trabalho mostraram que é possível motivar positivamente os estudantes, por meio do ensino de química, estimulando a reflexão das relações que o ser humano desempenha na natureza e incentivá-los a desenvolver atitudes e valores sustentáveis.

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Como Citar
Bezerra, D. da S., Alves de Souza, P. S., & Merçon, F. (2021). Educação ambiental e ensino de química: incentivando a formação de atitudes e valores sustentáveis por meio do estudo de pilhas e baterias no ensino médio. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 6(1), 72-85. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8922
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego da Silva Bezerra, Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)

Mestre em química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Paulo Sérgio Alves de Souza, Fundação Osorio

Doutor em química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Titular da Fundação Osório.

Fábio Merçon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em engenharia química pela Universidade do Federal do Rio de Janeiro e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro