O impacto da propaganda adversa por meio de fake news nas redes sociais e o papel das operações psicológicas do Exército Brasileiro

  • Alexandre Barreta
  • João Carlos da Silva Néto Júnior
Palavras-chave: Propaganda adversa, fake news, mídias sociais, operações psicológicas

Resumo

Este artigo se propõe a relacionar o papel das Operações Psicológicas (Op Psc) do Exército Brasileiro (EB) com a propaganda adversa à Instituição realizada por meio de Fake News nas redes sociais. Com o intuito de propor uma sistematização do estudo em questão tem-se, inicialmente, a apresentação de uma breve contextualização acerca do tema, de sua relevância e a estruturação do mesmo. Em seguida, são abordadas ideias referentes ao fenômeno das Fake News nas redes sociais, mencionando-se casos em que foram confeccionadas como forma de propaganda adversa ao EB. Na sequência, é apresentada a atuação das Op Psc do EB, uma avaliação da estrutura atual proposta para esse sistema e como elas podem apoiar as ações ligadas à contrapropaganda para se contrapor às Fake News nas redes sociais. Na última seção, conclui-se sobre a relevância da existência do especialista em Op Psc junto aos decisores de alto nível da Força Terrestre e são apresentadas propostas de aperfeiçoamentos na doutrina relacionada às Op Psc.

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Publicado
2018-01-12
Seção
Artigos