Sobre a Revista
SOBRE A REVISTA
A REVISTA do CEPHiMEx é uma revista semestral e, além do propósito de prover os subsídios para a História, existe a intenção de que ela se torne um periódico que traga a contribuição de historiadores, arqueólogos e pesquisadores, servindo, também, como meio de divulgação capaz de ampliar a consciência referente à história militar brasileira.
O objeto da História, de que se ocupa a REVISTA BELLUM, é o passado das atividades humanas militares terrestres. Portanto, são partes do escopo da revista, dentro desse objeto:
- A história militar;
- A história oral;
- As atividades referentes à participação do Exército na 2ª Guerra Mundial; e
- As atividades referentes aos combates militares, em geral, ou a ele relacionadas, analisadas, quanto ao seu passado, à luz das ciências humanas, em geral.
Para que a REVISTA BELLUM possa divulgar artigos de elevada qualidade e rigor científico, criou-se um Conselho Consultivo/Editorial selecionados entre os mais importantes pesquisadores do Brasil e de fora do país no campo da História, que aceitaram o convite para colaborar com a revista, publicando artigos de sua autoria ou atraindo bons trabalhos de outros. A REVISTA BELLUM, porém, precisa da colaboração de todos que se interessam pela História Militar do Brasil e, portanto, artigos são muito bem-vindos.
FOCO E ESCOPO
A Revista Bellum é uma publicação semestral, vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), sem fins lucrativos, que publica, artigos científicos, além de, eventualmente, comunicações e resenhas de livro.
A linha editorial tem seu foco em trabalhos que contribuam para o estudo da História Militar geral e brasileira, particularmente no que tange ao emprego de forças militares terrestres e à evolução da arte da guerra.
Todos os artigos para publicação estão condicionados ao processo de avaliação por pares e a aprovação dos membros do Comitê Editorial. Eventuais sugestões de modificações de conteúdo serão acordadas com o autor.
Os trabalhos apresentados devem ser originais e não devem ter sido submetidos para publicação em outros lugares, enquanto estiverem sendo avaliados pela Revista Bellum.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO PERIÓDICO
Áreas de atuação da CAPES
|
ÁREA DE AVALIAÇÃO: HISTÓRIA |
70500002 |
HISTÓRIA |
70503001 |
HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA |
70505004 |
HISTÓRIA DO BRASIL |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
A Revista Bellum adota a prática de desk review. Os artigos e demais textos recebidos são lidos pelo Editor e pelos membros do Conselho Editorial, que decidem se o texto será encaminhado aos pareceristas. Nessa primeira avaliação, são considerados a relevância do artigo para o foco da revista e sua conformidade com as normas editoriais.
Caso sejam recebidas contribuições cuja expertise não esteja contemplada nos currículos e especialidades dos membros do Conselho Editorial, o Editor pode convidar pareceristas ad hoc, os quais devem possuir notória especialização na área de interesse.
Os autores receberão, por via eletrônica, cópia dos pareceres emitidos, garantindo-se o sigilo quanto à identidade dos avaliadores.
PERIOCIDADE
Semestral.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Bellum oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Ao disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, nossa revista atua sob o princípio de promover a democratização do conhecimento.
POLÍTICA DE DOSSIÊ TEMÁTICOS
A Revista Bellum adota a política de dossiês temáticos, o que tem aumentado o impacto e a divulgação de seus números, ao fomentar a interação entre os artigos, reforçando-os reciprocamente.
Eventualmente, a revista publica dossiês temáticos, convidando estudiosos para sua organização. Cada dossiê geralmente inclui de cinco a dez artigos. Os responsáveis pela organização dos dossiês têm prioridade na avaliação dos artigos enviados para o dossiê.
A Revista Bellum busca organizadores de dossiês provenientes de diferentes instituições de ensino e pesquisa. As chamadas para artigos de dossiês temáticos são antecipadamente publicadas no site da revista. Todos os dossiês temáticos especificarão uma data limite para submissão.
A organização do dossiê temático não deve monopolizar o espaço destinado aos artigos, garantindo assim a preservação das seções de fluxo contínuo. Dessa forma, independentemente dos dossiês temáticos, os autores podem submeter contribuições para qualquer outra seção a qualquer momento.
Textos eventualmente aprovados, mas não selecionados para inclusão em um dossiê pelos organizadores, poderão ser considerados para integrar as seções de fluxo contínuo da revista em números subsequentes.
POLÍTICA DE TAXAS
A revista é de acesso gratuito e não cobra taxas dos autores para as submissões dos artigos, para as avaliações e para a publicação dos textos aprovados.