Implicações geopolíticas da crise na Turquia

  • Alcides Costa Vaz

Resumo

Historicamente, a Turquia procura tirar proveito de sua localização e da condição de elo ou ponte entre diferentes regiões, para angariar prestígio e melhor condição de barganha junto aos principais atores de seu contexto geoestratégico. Sob a liderança de Erdogan, o país também dá mostras de crescente disposição de alcançar o status de potência regional, o que altera substantivamente a lógica de seu relacionamento com as grandes potências e com os países em seu entorno regional, relacionamento este já caracterizado por importantes disputas com quase todos seus vizinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília.

Publicado
2016-09-05
Como Citar
Vaz, A. C. (2016). Implicações geopolíticas da crise na Turquia. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 2(2), 1-6. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1136