A crise político-militar na Turquia em 2016

ensinamentos

  • Luiz Eduardo Rocha Paiva

Resumo

Em 15 de julho deste ano, o mundo foi surpreendido com a tentativa de golpe de Estado na Turquia. Parte das Forças Armadas (FA), com o apoio de setores oposicionistas, se revoltou e a situação permaneceu indefinida, por cerca de um dia, até ficar claro que o presidente Recep Erdogan havia retomado o controle do poder. Qual é a importância da Turquia no jogo do poder das relações internacionais e que ensinamentos podem ser auferidos dessa crise em região geograficamente tão distante do Brasil?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Rocha Paiva

General de brigada da reserva do Exército, pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, professor emérito e ex-comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Publicado
2016-09-05
Como Citar
Paiva, L. E. R. (2016). A crise político-militar na Turquia em 2016: ensinamentos. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 2(2), 7-15. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1137