Perspectivas da estabilidade regional à luz da implementação dos acordos de paz na Colômbia e da crise venezuelana

  • Alcides Costa Vaz
Palavras-chave: Colômbia, Venezuela, América do Sul, instabilidade regional

Resumo

O texto analisa os impactos de médio e longo prazo derivados da implementação do acordo de paz entre o governo colombiano e as FARC e da crise política venezuelana sobre o panorama da estabilidade no arco setentrional da América do Sul. Argumenta-se que os reflexos de cada um dos processos analisados sobre o panorama da estabilidade regional são diferenciados. No primeiro caso, destaca-se a conformação de uma geografia política dos ilícitos transnacionais a partir do território colombiano e seus reflexos em seu entorno vicinal como importante fator de instabilidade. No segundo caso, aponta-se a escalada de tensões e a eventual eclosão de uma guerra civil como poderoso fator de instabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).

Publicado
2017-03-06
Como Citar
Vaz, A. C. (2017). Perspectivas da estabilidade regional à luz da implementação dos acordos de paz na Colômbia e da crise venezuelana. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 4(2), 1-8. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1140