Segurança, Defesa e uso da força

desafios conceituais e políticos

  • Oscar Medeiros Filho
Palavras-chave: segurança;, defesa;, ameaças emergentes;, segurança nacional;

Resumo

O texto discute o significado atual dos conceitos de defesa e segurança, suas limitações conceituais, e o desafio dos Estados para reestruturar o emprego dos instrumentos de violência legítima de que dispõem em um quadro de insegurança. Para tanto, são discutidas na primeira seção a abordagem tradicional e a ampliação do conceito de segurança observada nas últimas décadas. A segunda seção discute a postura adotada por estudiosos e tomadores de decisão diante do caráter multidimensional da segurança. Por fim, discute-se o uso da força pelo Estado, considerando o impacto de ameaças emergentes e a perspectiva integrada de seu emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Medeiros Filho

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana - 2004) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010) . Foi professor na EsPCEx (1996-2010), AMAN (2011-2012) e ECEME (2013-2015). Atualmente exerce a função de Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Estudos Prospectivos do CEEEx e pós-doutorando em Relações Internacionais na Universidade de Brasília.

Publicado
2017-12-11
Como Citar
Filho, O. M. (2017). Segurança, Defesa e uso da força: desafios conceituais e políticos. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 7(1), 5-14. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1381