O debate sobre transformação militar na força terrestre do Reino Unido

reflexos para a sua indústria de segurança e defesa nacionais

  • Peterson Ferreira da Silva
Palavras-chave: Forças Armadas;, Defesa;, Segurança Nacional;, Transformação militar;, Tecnologia;

Resumo

Este artigo explora o debate sobre transformação militar na força terrestre do Reino Unido e seus reflexos para a indústria britânica de segurança e defesa. Desde o fim da Guerra Fria, é possível observar vários esforços, especialmente após 2010, buscando compatibilizar a estrutura de força do Reino Unido com as transformações no ambiente de ameaças. Mais especificamente, este texto discute as iniciativas Future Force 2020, Army 2020, Joint Force 2025, a Estratégia de Ciência e Tecnologia e a atualização da política industrial de defesa. A partir desse quadro, é possível afirmar a importância de as políticas públicas voltadas à indústria de defesa abranger também aspectos mais amplos de segurança nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Ferreira da Silva

Doutor em Relações Internacionais (IRI-USP), professor do campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Este artigo, assim como as ideias, dados e informações nele contidos, expressam o pensamento de seu autor, sendo de sua inteira responsabilidade, não representando necessariamente a posição do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra ou do Exército Brasileiro.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
da Silva, P. F. (2018). O debate sobre transformação militar na força terrestre do Reino Unido: reflexos para a sua indústria de segurança e defesa nacionais. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 9(3), 18-30. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1637