O debate sobre Transformação Militar na China

a reforma de 2015 no Exército de Libertação Popular (PLA)

  • Peterson Ferreira da Silva
Palavras-chave: Estratégias de Transformação Militar;, Geopolítica;, Forças Armadas;, Uso da Força;, China

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar o atual debate sobre transformação militar na China, concentrando-se na reforma iniciada em 2015 nas forças armadas chinesas (PLA – People’s Liberation Army). Assim, são levantadas as principais questões e desafios contemporâneos do aparato militar chinês e os elementos centrais da reforma estabelecida a partir de 2015. Esta análise preliminar permite destacar a importância para o caso chinês da liderança política e das estratégias utilizadas para vencer resistências burocráticas e definir novas prioridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Ferreira da Silva

Doutor em Relações Internacionais (IRI-USP), professor do campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Este artigo, assim como as ideias, informações e dados nele contidos expressam o pensamento de seu autor, sendo de sua inteira responsabilidade, não representando necessariamente a posição do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra ou do Exército Brasileiro.

Publicado
2019-05-31
Como Citar
da Silva, P. F. (2019). O debate sobre Transformação Militar na China: a reforma de 2015 no Exército de Libertação Popular (PLA). Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 12(2), 27-39. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/2248