Análise da presença territorial do Exército no Chile no contexto da evolução militar

Passado e presente

  • Fernando da Silva Rodrigues
Palavras-chave: Estratégia da Presença;, Transformação;, Evolução Militar;

Resumo

A partir da definição inicial do conceito de Estratégia de Presença prevista no manual militar brasileiro C 124-1 ESTRATÉGIA, o ensaio tem por objetivo analisar a evolução militar chilena caracterizada pelo aspecto fundamental da expressão militar, que é a presença, no território nacional e suas extensões, com a finalidade de cumprir a destinação constitucional e as atribuições subsidiárias, no contexto de importantes processos de modernização e de reestruturação de seu Exército. O lugar da presença territorial na evolução militar será observada pelo prisma da evolução das forças regulares de terra, nos seus diferentes aspectos: natureza, legislação, organização, instrução, doutrina, missões e o preparo da tropa para o cumprimento do seu papel legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Rodrigues

Doutor em História Política, professor do PPGH da Universidade Salgado de Oliveira, coordenador do Grupo de Pesquisa História Militar e Fronteiras, coordenador do GT de História Militar da ANPUH-RJ, pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, e Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.

Publicado
2019-08-28
Como Citar
Rodrigues, F. da S. (2019). Análise da presença territorial do Exército no Chile no contexto da evolução militar: Passado e presente. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 13(3), 39-51. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/2590