Planejamento Estratégico, Estudos Prospectivos e Conhecimento Acadêmico: o caso NEP/CEEEx
Resumo
O presente artigo tem por finalidade discutir a importância dos estudos prospectivos e o lugar do conhecimento acadêmico para o planejamento estratégico militar, tendo como pano de fundo o papel desempenhado pelo Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) no Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Criado em 2012, o NEP realiza estudos demandados pelo Estado-Maior do Exército, subsidiando, por meio da expertise acadêmica e de estudos prospectivos, a elaboração das fases iniciais do Sistema de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx). Apresentando o NEP como um exemplo de tentativa da aderência entre conhecimento científico e demandas de planejamento estratégico, o artigo discorre a respeito dos desafios e oportunidades na criação de pontes entre a Ciência e a Política. Para tanto, o artigo está dividido em quatro seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira apresenta considerações a respeito da importância dos estudos prospectivos para o planejamento estratégico. A segunda descreve o lugar do planejamento estratégico no Exército Brasileiro, considerando a implantação do SIPLEx e a criação do CEEEx. A terceira seção apresenta o debate entre Ciência e Políticas Públicas. A quarta seção descreve o papel desempenhado pelo NEP nesse processo. Palavras-chave: Prospectiva; Planejamento Estratégico; Conhecimento Acadêmico; Exército.