Parcerias estratégicas e coalizões regionais como referentes para o engajamento militar brasileiro

  • Alcides Costa Vaz

Resumo

O texto aborda, em caráter preliminar e tentativo, as possibilidades que oferecem os mecanismos coletivos e bilaterais de que participa o Brasil com agendas nos campos da segurança e da defesa para o eventual estabelecimento de parcerias face à hipótese de engajamento em conflitos armados. Considera, para tanto, os condicionantes da inserção internacional de segurança do Brasil e, de modo específico, instrumentos como os mecanismos de segurança coletiva globais e regionais e as coalizões internacionais como o IBAS e os BRICS e as parcerias estratégicas bilaterais formais do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Vaz, A. C. (2017). Parcerias estratégicas e coalizões regionais como referentes para o engajamento militar brasileiro. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 5(3), 1-6. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/916