INTERDEPENDÊNCIA COMPLEXA E O FUTURO DA GUERRA

Resumo

O livro Poder e Interdependência, a política mundial em transição, de Robert Keohane e Joseph Nye, apresentou ao mundo a teoria da interdependência complexa e tornou-se, rapidamente, uma referência, porque grande parte de seus pressupostos acabou se confirmando na acelerada globalização a que o mundo assistiu, especialmente, a partir da década de 1990. Sob os efeitos do fenômeno da interdependência, os Estados passariam a ser reciprocamente afetados pelas implicações das transações que efetivavam, pelo fluxo de pessoas, bens e ideias. Uma das características da interdependência complexa seria seu papel inibidor do uso da força militar contra Estados com os quais relações de interdependência prevalecessem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar como eventos recentes - a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia- desafiam essa percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cel R1 Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, Centro de Estudos Estratégicos do Exército

Oficial de Cavalaria da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro (AMAN 1990). Mestre em Operações Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME 2008). Especialista em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL 2010). Mestre em Estudos de Defesa e Estratégia pela Universidade Nacional de Defesa da República Popular da China (Beijing 2016).

Publicado
2022-08-24
Como Citar
da Silva Gomes Filho, C. R. P. R. (2022). INTERDEPENDÊNCIA COMPLEXA E O FUTURO DA GUERRA. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 24(2), 23 - 28. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/9524