As perspectivas do processo de paz na Colômbia

o Referendo e a proposta de um novo acordo com as FARC

  • Alcides Costa Vaz

Resumo

Para compulsar as perspectivas do processo de paz na Colômbia após o resultado do plebiscito sobre o acordo de paz alcançado entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), realizado em 02 de outubro passado e que resultou no voto contrário àquele acordo, deve se considerar o processo em sua integralidade, ou seja, as mencionadas negociações com as FARC, que representaram sua face mais visível e importante até o presente e, ao mesmo tempo, as recém iniciadas negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN). Estas, por terem sido anunciadas em março passado mas não terem sido efetivamente iniciadas, permaneceram em plano secundário tanto na agenda política quanto na mídia, haja vista a maior visibilidade adquirida pelas negociações entre o Governo e as FARC em sua fase final. Com o início das negociações com o ELN em 27 de outubro, ao lado das tratativas que levaram a um novo acordo com as FARC em meados de novembro, pela primeira vez, o processo de paz se movimentou em suas duas frentes simultaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília.

Publicado
2016-12-05
Como Citar
Vaz, A. C. (2016). As perspectivas do processo de paz na Colômbia: o Referendo e a proposta de um novo acordo com as FARC. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Informativo Estratégico, (5), 1-8. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExIE/article/view/1170