O uso da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no ciclo de vida de edificações militares

Autores

  • Fernanda Louize Monteiro Brocardo Fernandes Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil. Curitiba, PR, Brasil.
  • Sergio Scheer Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil. Curitiba, PR, Brasil.
  • Giuseppe Miceli Junior Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Modelagem de Informação da Construção, Ciclo de Vida da Edificação, Gestão de projeto, Exército Brasileiro

Resumo

O Exército Brasileiro (EB), há mais de uma década, envida esforços para a adequada utilização de BIM nos projetos e obras militares. Esta pesquisa desenvolveu diretrizes para a organização dos processos de implantação utilizando BIM, de modo a auxiliar as Comissões Regionais de Obras, órgãos públicos ou demais empresas do setor. O método escolhido foi o Design Science Research. Foram analisados os processos colaborativos em quatro estudos empíricos, apontados os benefícios e dificuldades no desenvolvimento dos modelos, e propostas as diretrizes para uso do BIM. Os principais resultados obtidos foram que os modelos melhoram a visualização para coordenação de todo o processo; permitindo a efetiva colaboração entre as equipes de projeto, fiscalização e execução. O método pode ser replicado, e as informações obtidas dos modelos carregadas no Sistema Unificado do Processo de Obras (OPUS), assim ampliando a base de dados para uso no controle de obras pelo EB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Fernandes, F. L. M. B., Scheer, S., & Miceli Junior, . G. (2020). O uso da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no ciclo de vida de edificações militares. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 37(4), 19–37. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/8568