Arquitetura de um sistema de múltiplas aeronaves remotamente pilotadas para operações em Defesa

Autores

  • Erick M. Moreira Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Nicolas Souza de Melo Miranda de Oliveira Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fábio Luiz Jr Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Leandro Moreira Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Jauvane Cavalcante de Oliveira Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Petrópolis, RJ, Brasil.
  • Paulo Fernando Ferreira Rosa Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Aeronave remotamente pilotada, ARP, Arquitetura robótica

Resumo

O uso de múltiplos veículos autônomos em operações de Defesa tem aumentado rapidamente. Seu emprego como uma extensão das equipes de segurança pública garante maior flexibilidade, alcance e consciência situacional durante as operações. No entanto, quando nos afastamos do desenvolvimento das capacidades técnicas em direção às aplicações práticas, percebemos que as demandas operacionais nem sempre se encontram com as capacidades técnicas disponíveis. Assim, visando reduzir esse hiato, apresentamos uma arquitetura robótica para um sistema de múltiplas aeronaves remotamente pilotadas. Ela traduz as demandas operacionais em táticas e ações para cada membro do sistema de maneira estruturada e reutilizável. Para validá-la, realizamos um estudo de caso onde múltiplas aeronaves devem perseguir um líder e, no evento de baixa energética, realizar a substituição por aeronaves reservas. A arquitetura se mostrou extremamente flexível e adequada ao estudo realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Moreira, E. M., Oliveira, N. S. de M. M. de, Luiz Jr, F., Moreira, L., Oliveira, J. C. de, & Rosa, P. F. F. (2021). Arquitetura de um sistema de múltiplas aeronaves remotamente pilotadas para operações em Defesa. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 38(3), 54–64. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/8655

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)