Compósito de alumina e polietileno de baixa densidade, uma alternativa de aplicação em proteção balística

Autores

  • Márcio J Oliveira Instituto Federal do Rio de Janeiro. Paracambi, RJ, Brasil; Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Alaelson Vieira Gomes Exército Brasileiro, Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • André Rocha Pimenta Instituto Federal do Rio de Janeiro. Paracambi, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Proteção balística, Impacto balístico, Compósito alumina-PEBD

Resumo

Este trabalho apresenta um compósito, formado por alumina e polietileno de baixa densidade, para utilização em proteções balísticas, principalmente coletes. O material foi fabricado com 70% em peso de alumina e 30% em peso de polietileno de baixa densidade e submetido a testes balísticos e caracterizações físicas e térmicas. Após o ensaio balístico, a superfície de fratura foi caracterizada por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados indicaram que uma placa de 15 mm do compósito é capaz de resistir de forma adequada a impactos balísticos de projéteis .22 LR. O compósito apresentou baixa absorção de água, suportou altas temperaturas e demonstrou boa estabilidade térmica. Contudo, apesar de aumentar o tempo de propagação de chama do polietileno, a adição de alumina não foi capaz de conferir propriedade de auto extinção de chama. Conclui-se que o compósito possui bom desempenho para proteções balísticas de projéteis .22 LR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Oliveira, M. J., Vieira Gomes, A., & Pimenta, A. R. (2021). Compósito de alumina e polietileno de baixa densidade, uma alternativa de aplicação em proteção balística. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 38(1), 61–67. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/8637

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)