O Programa ASTROS e a Soberania Brasileira na Amazônia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cel Idunalvo Mariano de Almeida Junior

Resumo

A soberania é tão importante para o Estado brasileiro que este fundamento foi descrito na Carta Magna, onde se estabelece a formação indissolúvel com os Estados, Municípios e com o Distrito Federal, lastreada por um único ente soberano.


Uma grande parte da Região Amazônica integra o patrimônio e espaço geográfico do solo pátrio brasileiro, em sua porção norte. E, por consequência dessa integralidade soberana, é uma porção indissolúvel do território brasileiro.


Para manter essa completude e objetivo, o país conta com a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END), nas quais conserva a instituição das Forças Armadas como sua guardiã e principal instrumento de defesa da soberania.


Dentro dessa instituição, o Exército Brasileiro (EB) se destaca por deter um programa de alta tecnologia e de grande poder de fogo: o Sistema ASTROS.


Neste artigo, busca-se explorar, sem a audácia de esgotar o assunto, como o Programa Estratégico Astros tem influenciado na manutenção da soberania brasileira na região da Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos