A FEB e a 10ª Divisão de Montanha Americana: Influências na Criação da Tropa de Montanha do EB

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cel Erick Vaz de Castro; Cel Julio Cezar Fidalgo Zary

Resumo

O envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Itália se caracterizou apenas em meados de 1944, junto aos demais aliados, entre eles os Estados Unidos da América, embora as operações combinadas entre as Forças Armadas brasileiras (notadamente a Marinha de Guerra e a Força Aérea) e as norte-americanas, já ocorressem desde 1942, em resposta à campanha submarina alemã, realizada pela Kriegsmarine.
O ataque a Pearl Harbor, em 1941, foi o ponto chave para a gigantesca mobilização nacional americana, incluindo a modernização doutrinária e organizacional do Exército norte-americano. Entre as modificações e inovações, uma das principais foi a criação da 10ª Divisão de Montanha (Div Mth), especialmente equipada e adestrada para operar em ambiente montanhoso. Com isso, houve a aproximação de duas Divisões: notadamente a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) e a 10ª Div Mth, o que influenciou parcialmente na modernização do Exército Brasileiro décadas mais tarde.
Dessa forma, o objetivo deste artigo é demonstrar um dos aspectos desta modernização: a criação de uma tropa específica de montanha, que existe até hoje e é uma das especialidades mais consolidadas da Força Terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos