O Targeting e a Integração com outros Processos do Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maj Élton Conceição Soares

Resumo

O termo targeting, em inglês, refere-se ao processo de seleção, priorização e aquisição de alvos, associado à resposta adequada para seu engajamento. Esse processo está previsto na doutrina militar norte-americana, presente tanto em manuais conjuntos quanto nos singulares das forças armadas daquele país. No Brasil, o termo foi adaptado pelo Exército Brasileiro (EB), em uma tradução livre, como “Processamento de Alvos – Targeting”.
O aprofundamento no estudo do targeting torna-se cada vez mais relevante diante do novo Conceito Operacional do Exército Brasileiro – COEB 2040. As características explicitadas neste documento ensejam a necessidade de otimizar de processos e metodologias a fim de atender às novas exigências do combate moderno no apoio à tomada de decisões que exigem cada vez mais, celeridade e eficácia de modo que os Comandantes (Cmt), em seus respectivos níveis, atuem com oportunidade e eficiência, sempre focando nos objetivos traçados pelo Escalão Superior.
Nesse sentido, o presente artigo busca apresentar a metodologia adotada pelo EB para o processamento de alvos, destacando a importância de sua integração ao Processo de Planejamento e Condução das Operações Terrestres (PPCOT), bem como ao Processo de Integração Terreno, Condições Meteorológicas, Inimigo e Considerações Civis (PTCIC), previsto nos manuais do EB. Dessa forma, visa apontar lacunas na doutrina vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos