Leader Training Program (LTP): Treinamento de Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos
Resumo
A realização dos Exercícios (Exc) Combined Operations and Rotations Exercises (CORE) tem sido traduzida no envio de uma Subunidade (SU) do Exército dos Estados Unidos da América (EEUA) para Exc no Brasil ou de uma SU do Exército Brasileiro (EB) para os Estados Unidos, com a finalidade de realizar uma rotação junto a uma tropa norte-americana no Joint Readiness Training Center (JRTC), no Fort Johnson, estado da Louisiana.
Entretanto, cabe ressaltar que as rotações CORE têm um escopo muito maior do que a realização de um Exc de SU. Aspectos de infraestrutura, doutrina, utilização de Materiais de Emprego Militar (MEM), dentre outros, são observados e as melhores práticas e lições aprendidas são absorvidas, no sentido de acelerar a transformação da Força. Neste escopo, o intercâmbio de informações, métodos de planejamento e outros procedimentos, no nível de Estado-Maior (EM) de batalhão (Btl) e brigada (Bda), é de extrema importância.
Nesse sentido, foi verificada a existência de um treinamento específico para os EM das Bda que participam de rotações no JRTC. Tratava-se do Leader Training Program (LTP), uma importante fase na preparação das tropas norte-americanas para sua certificação.
Este trabalho visa apresentar os principais aspectos observados no LTP, destacando a preparação e atuação dos oficiais brasileiros no escopo da CORE.