A Participação Feminina na Operação CORE 24
Resumo
Atualmente, há igualdade de condições e oportunidades, independentemente do sexo, desde que sejam cumpridos os requisitos exigidos para a função. Pautando-se na meritocracia, salvo para funções excessivamente específicas, logra-se o objetivo de reduzir a substancial diferença ainda existente na sociedade contemporânea. E a quebra desse paradigma foi uma realidade experimentada no Exercício (Exc) CORE (Combined Operations and Rotations Exercises) 2024.
A participação de duas militares no Exc CORE 24, integradas aos pelotões de fuzileiros e em igualdade na execução das tarefas inerentes à missão, representa um marco que incentiva amplamente a participação feminina nas atividades operacionais. Tal iniciativa, fomenta a valorização e o reconhecimento da importante contribuição das mulheres nas Forças Armadas, refletindo diretamente na promoção da igualdade pelo Exército de Caxias ao longo do tempo, respeitando as limitações e desafios de cada época.
Este artigo tem como objetivo comprovar o processo evolutivo da participação feminina em ambientes operacionais por meio do trabalho realizado no Exc CORE 2024, com o intuito de contribuir, com as lições aprendidas e as experiências vivenciadas, para a Doutrina Militar Terrestre (DMT), possibilitando uma percepção precisa e atualizada da participação feminina em ambientes operacionais.