O planejamento baseado em capacidades no Exército dos Estados Unidos

Autores

  • Everton Pacheco da Silva
  • Marcelo Goñes Sabbá de Alencar

Palavras-chave:

planejamento, capacidade, Exército

Resumo

Os autores escrevem sobre o planejamento baseado em capacidades implementado no Exército dos Estados Unidos, mencionando que o modelo de emprego de força baseado em capacidades, além de examinar as capacidades atuais, postula quais as capacidades serão necessárias no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Pacheco da Silva

O Coronel de Material Bélico Everton é instrutor do Exército Brasileiro no U.S. Army War College (USAWC), em Carlisle, na Pensilvânia. Foi declarado aspirante a oficial, em 1991, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e foi instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Concluiu o curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Possui os cursos de Defesa Química, Biológica e Nuclear da Escola de Instrução Especializada (EsIE), o curso de Operações Psicológicas do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) e o Combined Arms Captains Career Course, pelo Fort Lee, Virgínia. É mestre em estudos estratégicos pelo USAWC. Foi Deputy Chief do JLOC da MINUSTAH. Comandou o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, em Curitiba-PR.

Marcelo Goñes Sabbá de Alencar

O Coronel de Cavalaria Sabbá é o Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Treinamento e Doutrina do Exército dos Estados Unidos (TRADOC) no Fort Eustis, em Virgínia. Foi declarado aspirante a oficial, em 1992, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), estabelecimento de ensino superior do qual foi instrutor. Realizou o curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Possui os cursos Básico de Paraquedista, Instrutor de Equitação e Analista de Inteligência Militar. Comandou o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas. Participou da UNMIN, no Nepal, como observador militar.

Downloads

Publicado

2020-12-30