A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NOS NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA ARMA DE INFANTARIA

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Marcio Julio de Nazareth Júnior

Resumo

A frequente transformação do Sistema de Ensino Militar levou à adoção do Ensino por Competências como metodologia substituta à utilizada atualmente no Exército Brasileiro. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa foi analisar os efeitos da implantação desta metodologia nos Núcleos de Preparação da Reserva (NPOR) da Arma de Infantaria, a fim de se verificar em que medida o ensino por competências influenciará a condução do processo ensino-aprendizagem adotado atualmente nestes núcleos. Para tanto, essa dissertação foi desenvolvida nos anos de 2014 e 2015, envolvendo uma pesquisa bibliográfica além de entrevistas com especialistas e questionários a oficiais instrutores destes núcleos e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que já desenvolve esta metodologia de ensino. Foi verificado que o emprego do Ensino por Competências nos NPOR influenciará favoravelmente o processo de ensino destes núcleos, posto que implementará novas práticas educacionais alinhadas com a nova concepção de ensino. As principais mudanças levantadas estão agrupadas nas dimensões conceitual, material, pessoal e documental. Desta forma, essa dissertação conclui com a proposta de uma Cartilha de Implantação do Ensino por Competências nos NPOR da Arma de Infantaria, a fim de auxiliar este processo de atualização pedagógica.

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Como Citar
Nazareth Júnior, M. J. de. (2019). A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NOS NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA ARMA DE INFANTARIA. Giro Do Horizonte, 6(1), 107-121. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/2238
Seção
Edição Completa