O ENSINO DE LIDERANÇA MILITAR NO APERFEIÇOAMENTO DOS CAPITÃES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristiano Teixeira da Rosa

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de liderança militar na Escola de Aperfeiçoamento de
Oficiais (EsAO), tendo como parâmetro o desenvolvimento dos atributos da área afetiva (AAA) que caracterizam o
perfil de líder que a EsAO deseja desenvolver nos capitães durante seu aperfeiçoamento profissional. Tem por objetivo,
verificar se o ensino de liderança militar da EsAO influencia a capacidade de liderança militar dos capitães (Cap). A fim
de verificar a capacidade de liderança militar dos Cap aperfeiçoados, faz-se necessário observar o desempenho dos
AAA que compõem o perfil profissiográfico do capitão concludente da EsAO, ou seja, o desempenho dos atributos
Dedicação, Responsabilidade, Iniciativa, Disciplina, Decisão e Camaradagem. Sendo assim, os Cap que realizaram
o curso da EsAO no ano de 2010 foram submetidos a um questionário de verificação de dados (QVD), a fim de
verificar os AAA mais evidenciados nas instruções de Ldr Mil II, e a um questionário de desempenho afetivo (QDA),
a fim de verificar, por meio da auto-percepção dos Cap aperfeiçoados, em que medida os AAA foram desenvolvidos
pela SS Ldr Mil. Concluiu-se, principalmente, que, segundo a auto-percepção dos Cap aperfeiçoados, determinado AAA
foi desenvolvido além dos demais e que o ensino de Ldr Mil na EsAO pode abranger outra técnica, além da palestra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rosa, C. T. da. (2019). O ENSINO DE LIDERANÇA MILITAR NO APERFEIÇOAMENTO DOS CAPITÃES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Giro Do Horizonte, 4(1). Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/2298
Seção
Edição Completa