Prezados leitores,
Para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército é motivo de imensa honra poder prestar singela homenagem, por meio da presente edição, aos 220 anos do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
No presente exemplar, apresentamos artigos elaborados no ano 2022, por grupos de trabalho compostos por oficiais alunos do primeiro ano do Curso de Comando e Estado-Maior, fruto de estudos e discussões dentro da disciplina de História Militar.
Grande estadista e exemplar soldado, Caxias dedicou sua vida integralmente ao serviço da Pátria, com nobreza de propósitos e sem ambições pessoais. Pacificou a Nação, tendo a virtude e o exemplo como norteadores de sua conduta. Entendeu e praticou o sacerdócio que verdadeiramente caracteriza a profissão militar, como nenhum outro, servindo sempre com grandeza e humildade. Foi coerente, corajoso, honrado e generoso. E não menos importante, foi um conciliador, artífice da unidade nacional, que tratou com igual respeito os vencedores e vencidos.
Nos três primeiros artigos, é dada especial atenção à atuação de Caxias como líder militar. No primeiro texto, é apresentado o seu papel na pacificação nacional durante as revoltas ocorridas no Império, e na sequência, a atuação do Duque de Ferro na campanha contra Oribe e Rosas é abordada. A seguir, é apresentado seu desempenho como comandante militar durante a importante Guerra da Tríplice Aliança, e nos últimos três artigos, foi destacado o papel do estadista, soldado e cidadão exemplar, que foi escolhido por suas virtudes para ser o patrono do Exército Brasileiro.
Ao rememorar tão importantes episódios da vida do Duque de Caxias, de nosso glorioso Exército e de nosso amado país, que possamos nos inspirar para vencermos os desafios que se apresentam nos dias atuais, bem como aqueles que certamente serão enfrentados em tempos vindouros. Que nos espelhemos no Pacificador ao buscar sempre a unidade e a conciliação, e ao cultuar e praticar os valores que nos são tão caros. Que sejamos exemplo e esteio para o povo brasileiro, sempre prontos a superar antagonismos, respeitando a legalidade e agindo de forma firme, decidida e justa.
Agradeço e parabenizo os nossos oficiais alunos autores dos artigos desta edição do PADECEME. Aproveito a oportunidade para convidar a todos os oficiais que passaram por esta casa a participarem do Programa de Atualização dos Diplomados da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, compartilhando suas experiências, opiniões e conhecimentos nas publicações da nossa Escola Marechal Castello Branco.
Uma boa leitura a todos!
Publicado: 2023-10-27