Planejamento estratégico das obtenções de sistemas de defesa

uma análise para a implementação da estratégia de obtenção evolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52781/cmm.a149

Palavras-chave:

obtenção de defesa, estratégia de obtenção, abordagem de obtenção, obtenção evolucionária, planejamento baseado em capacidades

Resumo

Este artigo discute o aprimoramento do processo de obtenção de sistemas de defesa do Exército Brasileiro por meio da adoção de estratégias de obtenção evolucionárias pelos Programas Estratégicos (PgrEE), por fornecerem métodos que propiciam a incorporação das evoluções tecnológicas que ocorrem ao longo de um programa de obtenção de defesa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para analisar o processo de obtenção de sistemas de defesa, englobando desde o planejamento estratégico, a gestão do ciclo de vida de SMEM. Após, foi conduzida uma análise de diversos normativos que tratam dos processos de obtenção que culminou na identificação da lacuna referente à estratégia e a abordagem de obtenção nos PgrEE. Então foram discutidas as características da estratégia de obtenção evolucionária e das abordagens de obtenção, concluindo-se quais fatores deveriam ser considerados na elaboração de uma estratégia de obtenção evolucionária pelos PgrEE que contemplam o desenvolvimento de sistemas de defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Santos de Oliveira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, SP, Brasil.

Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2000), graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (2006) e mestrado em Systems Engineering - Florida Institute of Technology (2016). Atualmente é engenheiro militar do Exército Brasileiro e está realizando o curso de Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2021). Tem experiência na área de gerenciamento de manutenção de sistemas eletrônicos, integração de sistemas de sistemas e processos de aquisição de sistemas militares de alta complexidade tecnológica.

Ligia Maria Soto Urbina, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, SP, Brasil

Possui graduação em Economia Agrícola - Universidad de Costa Rica (1979), recebeu seu Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) no Brasil, em 1984. Ela obteve seu Doutorado em Economia Agrícola na Universidade de Tennessee-Knoxville (UTK) nos EUA, em 1991. É Professora Associada do Departamento de Gestão e Apoio à Decisão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Brasil. Tem experiência em Economia, Gestão da Inovação, Capacitação Tecnológica e Avaliação de Impactos de Projetos e Programas Aeronáuticos na Capacitação Industrial. Nos últimos anos tem atuado na área de Administração da Produção, com ênfase em Gestão Estratégica das Competências Tecnológicas e do Conhecimento. Na área administrativa, foi eleita Coordenadora da Área de Produção do Curso de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA, para o período de 2007 a 2010. Adicionalmente, desde janeiro de 2013 até abril de 2017 atuou como Chefe do Departamento de Gestão e Apoio à Decisão do ITA. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão e Economia da Inovação, Avaliação de Capacidades Tecnológicas, Impactos dos Programas de Aquisição Militar para a Inovação.

Lucas Novelino Abdala, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos, SP, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professor adjunto a do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Inovação, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Produtos e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação sistêmica, cidades inteligente, empreendedorismo, habitats de inovação, inovação e triz.

Publicado

2025-04-16

Como Citar

SANTOS DE OLIVEIRA, Jefferson; URBINA, Ligia Maria Soto; ABDALA, Lucas Novelino. Planejamento estratégico das obtenções de sistemas de defesa: uma análise para a implementação da estratégia de obtenção evolucionária. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 18, n. 63, p. 533–562, 2025. DOI: 10.52781/cmm.a149. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/12250. Acesso em: 12 fev. 2026.