Não estamos violando a primeira lei de asimov: drones e os limites da inteligência artificial

Autores

  • Thiago Borne Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Palavras-chave:

equipamento militar, Equipamento militar. Comércio de armas. América do Sul. Corrida armamentista. Uso da força.Military equipment. Arms trade. South America. Arms race. Use of force., comércio de armas, américa do sul, corrida armamentista, uso da força

Resumo

Isaac Asimov é considerado um dos maiores escritores de ficção-científica de todos os tempos. Seu trabalho ajudou centenas de cientistas – em especial, roboticistas – a refletir sobre os limites da ciência. A obra de Asimov é tão influente que muitas pessoas têm como dada a aplicabilidade das Leis da Robótica à vida real. Uma das questões mais importantes no debate atual sobre drones diz respeito ao controle e regulação de sistemas cada vez mais inteligentes. A pergunta que norteia este ensaio deriva do título de um artigo assinado por John Arquilla publicado na Foreign Policy em 2013: será que o emprego militar de UAS viola a Primeira Lei de Asimov? Para tentar responde-la, o texto (1) apresenta o argumento de Arquilla e revisa o desenvolvimento da robótica de aplicação militar durante o século XX; (2) expõe as Leis de Asimov e explora sua aplicabilidade a sistemas de armas reais; e (3) trata dos impactos da robotização sobre os soldados que operam UAS e propõe soluções para minimizá-los. Finalmente, a conclusão retoma alguns dos pontos levantados no texto e aponta para a continuação da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Borne Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Thiago Borne é doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais – PPGEEI pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, membro do Grupo de Trabalho em Políticas de Defesa, Inteligência e Segurança do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo – CEGOV, pesquisador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia – ISAPE, e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

FERREIRA, Thiago Borne. Não estamos violando a primeira lei de asimov: drones e os limites da inteligência artificial. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 8, n. 32, p. 125–130, 2014. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/386. Acesso em: 12 fev. 2026.