Epistemologia da prática na formação continuada de professores da Academia Militar das Agulhas Negras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Freire Júnior
https://orcid.org/0000-0001-5068-0751
Arlindo José de Barros Junior
https://orcid.org/0000-0003-0625-6835
Juliana Marcondes Bussolotti
https://orcid.org/0000-0002-8560-0974

Resumo

Este artigo procura discutir questões sobre a epistemologia da prática na formação continuada de professores em uma instituição de ensino superior militar. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico e documental. Seu objetivo está em apresentar os conceitos e as ações adotadas pela instituição voltados ao desenvolvimento do profissional docente no Exército Brasileiro (EB). Procurou-se dar ênfase à formação em serviço, suas especificidades, conceitos e condicionantes que envolvem a formação em um ambiente militar, mais precisamente, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), lócus de pesquisa. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo. O artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas por egressos do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FREIRE JÚNIOR, J.; BARROS JUNIOR, A. J. DE; BUSSOLOTTI, J. M. Epistemologia da prática na formação continuada de professores da Academia Militar das Agulhas Negras. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. 54, p. 259-308, 21 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos