Investimentos em infraestrutura aeroportuária de uso dual, civil e militar, na região amazônica uma proposta de indicadores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A infraestrutura aeroportuária em apoio às unidades militares de fronteira da região amazônica possui um caráter estratégico, ao garantir mobilidade e, principalmente, velocidade para se chegar aos recantos mais distantes do país. O objetivo deste trabalho consiste em propor indicadores para facilitar a tomada de decisão dos gestores ao investir recursos nos aeródromos da região. A metodologia adotada consistiu numa coleta de informações por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Dados relativos aos tipos de pavimentos empregados nos diversos aeródromos, sua vida útil estimada e a data de conclusão das últimas intervenções permitiram prever a necessidade de intervenção em cada localidade. A quantidade de acidentes e incidentes aeronáuticos nos aeródromos pesquisados também subsidiou as propostas de intervenção. Finalmente, foram emitidas algumas recomendações ao Comando do Exército a fim de impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária em atendimento aos Pelotões Especiais de Fronteira e aumentar a segurança das operações aéreas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.